Questão 41215aff-6a
Prova:URCA 2021
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Nas várias literaturas escritas em língua portuguesa, a experiência da condição colonial faz com que temas semelhantes ocorram em tempos e lugares muito diferentes entre si, como no Brasil e em vários países africanos, ex-colônias de Portugal. Leia o fragmento a seguir e assinale a alternativa CORRETA:

As terras sentidas de África
nos ais chorosos do antigo e do novo escravo
no suor aviltante do batuque impuro
de outros mares
sentidas
As terras sentidas de África
na sensação infame do perfume estonteante da flor
esmagada na floresta
pela imoralidade do ferro e do fogo
as terras sentidas

(NETO, Agostinho. [Trecho de] As terras sentidas. Poemas. Disponível em
< https://www.uccla.pt/sites/default/files/colectania_poemas_ag_neto.pdf>

Sobre o trecho do poeta e herói nacional angolano Agostinho Neto é CORRETO afirmar:

A
As referências à terra, à flor e ao batuque se assemelham a esfera positiva de uma “cor local” angolana, cujo valor é semelhante à exaltação da natureza na primeira fase da poesia romântica brasileira.
B
O tom melancólico do poema é devido à influência de autores brasileiros, notadamente os poetas da geração do mal-do-século, que se recusaram a buscar uma poesia como expressão da brasilidade e investiram na expressão do sentimento individual.
C
O termo “sentidas” refere-se aos africanos trazidos para o cativeiro no Brasil, percebido pelo poeta como uma África que continuou a existir no sentimento do povo negro.
D
As expressões “do antigo e do novo escravo” e “batuque impuro”, remetendo às consequências da experiência da escravidão e à violência do colonizador revelam, como no Brasil, uma poesia de resistência e denúncia.
E
Na construção “imoralidade do ferro e do fogo”, expressa-se uma recusa do progresso e dos benefícios do cativeiro para o povo negro.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo