Questão 40f5c91d-b2
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Havia em Recife inúmeras ruas, as ruas dos ricos, ladeadas por palacetes
que ficavam no centro de grandes jardins. Eu e uma amiguinha brincávamos
muito de decidir a quem pertenciam os palacetes. “Aquele branco é meu. ” “Não,
eu já disse que os brancos são meus. ” “Mas esse não é totalmente branco, tem
janelas verdes. ” Parávamos às vezes longo tempo, a cara imprensada nas
grades, olhando. [...] Numa das brincadeiras de “essa casa é minha”, paramos diante de
uma que parecia um pequeno castelo. No fundo via-se o imenso pomar. E, à
frente, em canteiros bem ajardinados, estavam plantadas as flores.
LISPECTOR, Clarice. Cem anos de perdão. Felicidade clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
p. 60.
A narrativa de ficção joga com sentidos duplos e figurados e explora as variadas
possibilidades da linguagem. Na obra de Clarice Lispector, para atingir uma maior
expressividade na construção do texto, destaca-se ainda a epifania. Considerando-se o
conceito de epifania na obra dessa autora, pode-se ler o conto Cem anos de perdão como
Havia em Recife inúmeras ruas, as ruas dos ricos, ladeadas por palacetes
que ficavam no centro de grandes jardins. Eu e uma amiguinha brincávamos
muito de decidir a quem pertenciam os palacetes. “Aquele branco é meu. ” “Não,
eu já disse que os brancos são meus. ” “Mas esse não é totalmente branco, tem
janelas verdes. ” Parávamos às vezes longo tempo, a cara imprensada nas
grades, olhando.
[...] Numa das brincadeiras de “essa casa é minha”, paramos diante de
uma que parecia um pequeno castelo. No fundo via-se o imenso pomar. E, à
frente, em canteiros bem ajardinados, estavam plantadas as flores.
LISPECTOR, Clarice. Cem anos de perdão. Felicidade clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
p. 60.
A narrativa de ficção joga com sentidos duplos e figurados e explora as variadas
possibilidades da linguagem. Na obra de Clarice Lispector, para atingir uma maior
expressividade na construção do texto, destaca-se ainda a epifania. Considerando-se o
conceito de epifania na obra dessa autora, pode-se ler o conto Cem anos de perdão como
A
antítese do prazer da criança que desvela, por meio do ato de roubar, as possibilidades
da transgressão das rígidas normas impostas pela sociedade, mas que sofre de forma
antecipada devido à possibilidade da punição.
B
metáfora da passagem da infância para a adolescência, uma vez que a descoberta dos
grandes jardins com suas rosas e pitangas acena, figurativamente, para a descoberta
do erotismo e da sexualidade.
C
alegoria da dor da criança pobre que, ao andar pelas ruas ricas do espaço urbano,
percebe a desigualdade social de Recife, o que autoriza e legitima o ato de roubar.
D
metonímia do mal que se manifesta, de forma inofensiva, nas crianças, por meio do
roubo de rosas e de pitangas, mas que na vida adulta se manifestará em atos e atitudes
que prejudicarão a sociedade.