Questão 406c2fd3-6a
Prova:URCA 2021
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil, Era Vargas – 1930-1954

“Em 1938, Getúlio Vargas lançou a campanha “Marcha para o Oeste”, projeto de colonização das terras do norte e do oeste do país, objetivando identificar as fronteiras territoriais com as políticas, a fim de fortalecer a “unidade da nação”. Na verdade, o “discurso romântico” construído em torno da “Marcha” pretendia legitimar o programa de desenvolvimento proposto pelo Estado Novo”. (BARBOZA, Edson Holanda Lima. Entre narrativas, usos e abusos: Migrações cearenses para a Amazônia (1877-1945). IN: Capítulos de História Social dos Sertões. CÂNDIDO, Tyrone Apollo Pontes e NEVES, Frederico de Castro. (Orgs.) Fortaleza. Plebeu Gabinete de Leitura Editatorial, 2017. p.147).

Sobre a Era Vargas é coerente:

A
Durante a primeira metade do século XX a Amazônia se apresentava como terra de prosperidade e de fartura levando algumas pessoas de regiões pobres e secas do país a irem ao seu encontro em busca de melhores condições de vida. Esse êxodo foi estimulado no governo Vargas.
B
O governo Vargas se iniciou em 1930 através de eleição indireta garantindo a permanência da Velha República ou República café-com-leite.
C
Após o fim do Estado Novo, Vargas retorna ao poder em 1946, promulgando uma nova Constituição que tinha como característica alguns temas basilares como: democracia, direito de voto, direito trabalhista, mandatos eletivos e direitos dos cidadãos.
D
Contrário à classe trabalhadora, Vargas se destacou por perseguir e aprisionar operários e se negar a aumentar o salário mínimo.
E
Em meio às denúncias de corrupção, crise política e falta de apoio na mídia brasileira, Vargas foi assassinado em agosto de 1954.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
A questão apresenta um trecho acerca da campanha "Marcha para Oeste" lançada no governo Vargas em 1938. Ou seja, um ano após a instalação da ditadura do Estado Novo. A propaganda feita em torno da expansão era mais um dos mecanismos de legitimação do projeto de Estado de Vargas. No entanto, apesar do texto da entrada da questão ser bastante específico, acerca da Marcha para o oeste do governo Vargas, a pergunta em si é sobre o período Vargas como um todo, de 1930 a 1945. 
O período  faz parte do currículo de História do Brasil tanto na segunda metade Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio . Uma pergunta sobre a época é esperada em provas de vestibular , ENEM ou provas de concursos nos quais há a exigência de conhecimentos de História. 

Uma das alternativas aponta uma afirmativa correta acerca da época. 

A) CORRETA- Foi no governo de Getúlio Vargas, de 1930 a 1945, dentro da proposta de “ Marcha para oeste" , que a colonização da floresta Amazônica passou a ser vista como estratégica para os interesses nacionais, apesar de ter havido ocupação – rarefeita- desde a época da colonização portuguesa. 

B) INCORRETA- O governo Vargas iniciou-se quando, após o movimento de 1930 forçou a renúncia do presidente Washington Luis e deu fim à república velha. Vargas, como um dos líderes da chamada Revolução de 30, assumiu o poder como presidente provisório . 

C) INCORRETA - Vargas foi retirado do poder em 1945 , pelos militares. Foi eleito Eurico Gaspar Dutra , que assumiu o poder e promulgou a nova constituição em 1946. As características da constituição colocadas na alternativa são corretas. 

D) INCORRETA - A classe trabalhadora , apesar de estar sob controle do Estado através da estrutura sindical, primordialmente de 1937 a 1945, recebeu benefícios como a legislação trabalhista e a criação do salário mínimo 

E) INCORRETA - Em meio à violenta crise política Vargas cometeu suicídio em 1954, depois de ter sido eleito com maioria folgada em 1951

Gabarito do Professor: Letra 

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo