Questão 40644521-6a
Prova:URCA 2021
Disciplina:História
Assunto:República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

“Em primeiro de abril de 1964, o país acordou debaixo do ruído insano de uma trombeta militar. Antes desse episódio, contudo, a burguesia entrou em um estado de confusão que apenas aos poucos ela conseguiu mudar. Quando o seu estado-maior restaurou a ordem, entre as diversas frações das classes dominantes, estavam dados os requisitos para lançar mão da corporação militar, ainda que a mencionada petição houvesse de custar caro: o estrangulamento de frações minoritárias das classes preponderantes”. (QUEIROZ, Fábio José C. de. 1964: O dezoito Brumário da burguesia brasileira. São Paulo. Sundermann, 2015, p.140).


De acordo com o trecho acima o período da ditadura militar no Brasil, é incoerente:


I) A classe trabalhadora foi uma das maiores vítimas do governo ditatorial;

II) As pessoas que se opuseram ao sistema ditatorial eram perseguidas, presas, torturadas e em alguns casos assassinadas.

III) Durante o período de Ditadura a economia vivenciou um fenômeno denominado de “milagre econômico”.

IV) A classe burguesa, não se beneficiou em nada com o golpe militar e desde o princípio se opôs ao regime ditatorial, sendo uma de suas principais vítimas.


Entre estas afirmativas estão corretas:

A
Apenas a I.
B
Apenas a II.
C
Apenas III e IV.
D
Apenas a IV.
E
Apenas a II, III e a IV.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
O trecho apresentado na entrada da questão , embora seja pequeno, é bastante emblemático e permite a percepção imediata a que período da História política brasileira ele se refere. Além disso, é apresentada a data - 01 de abril de 1964. E, mais ainda, é dada a indicação de onde é retirado o trecho e, a obra se chama “1964: O dezoito Brumário da burguesia brasileira". 

Assim sendo, são fornecidos dados suficientes para que seja possível qualificar as afirmativas e indicar a alternativa que aponta a ou as afirmativa(s) que não corresponde (m) ao que aconteceu durante o regime militar no Brasil , entre 1964 e 1985.

I- COERENTE - Durante o regime militar os trabalhadores foram sacrificados em função do arrocho salarial e da repressão a todos que se opusessem claramente ao regime ou fizessem manifestações demandado salários ou melhores condições de trabalho. 

II- COERENTE – Uma das características mais marcantes do regime militar foi a violenta e sistemática repressão às manifestações de oposição e contestação ao regime.

III- COERENTE - Um dos sustentáculos do regime militar, que subsidiou sua permanência por 20 anos, foi o sucesso - de alto custo – do Milagre Econômico da década de 1970.

IV- INCOERENTE – Uma significativa parcela do empresariado , ligado a bancos, indústria e comércio atacadista , beneficiou-se durante o regime militar com a entrada de capital estrangeiro, recebendo incentivos fiscais e sendo beneficiada pelo baixo custo da mão de obra, controlada pelo Estado. Foi a crise econômica, a partir da segunda metade da década de 1970 e, a extensão da repressão – que atingiu os filhos desta burguesia – que levaram este setor social a contestar o regime. 

Entre as alternativas uma indica a opção correta segundo as conclusões acima. 

É preciso atenção pois os enunciados apresentam uma contradição . Na primeira parte está dito que uma das afirmativas é INCOERENTE. Ou seja, inadequada ao regime militar. E, antes das alternativas é dito que deve ser assinalada a afirmativa CORRETA. Isso pode acontecer em quaisquer provas .
A) INCORRETA – Não é apenas a I que está correta 
B) INCORRETA- A afirmativa II está correta, assim como a I e a III 
C) INCORRETA- A afirmativa IV é incorreta. Estão corretas as afirmativas I , II e III 
D) CORRETA – A afirmativa IV está em desacordo com o texto e com regime militar
E) INCORRETA- As afirmativas II e III estão corretas mas não a IV. Além disso falta a afirmativa I que também está correta 

Gabarito do Professor: Letra D.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo