Questão 3f89a5e6-fc
Prova:UFT 2019
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Leia o fragmento do conto “Laços de família”, de Clarice Lispector, para responder a QUESTÃO.



A mulher e a mãe acomodaram-se finalmente no táxi que as levaria à Estação. A mãe contava e recontava as duas malas tentando convencer-se de que ambas estavam no carro. A filha, com seus olhos escuros, a que um ligeiro estrabismo dava um contínuo brilho de zombaria e frieza – assistia.
– Não esqueci de nada? perguntava pela terceira vez a mãe.
– Não, não, não esqueceu de nada, respondia a filha divertida, com paciência. (...)
O trem não partia e ambas esperavam sem ter o que dizer. A mãe tirou o espelho da bolsa e examinou-se no seu chapéu novo, comprado no mesmo chapeleiro da filha. (...) Que coisa tinham esquecido de dizer uma a outra? e agora era tarde demais. Parecia-lhe que deveriam um dia ter dito assim: sou tua mãe, Catarina. E ela deveria ter respondido: e eu sou tua filha.
– Não vá pegar corrente de ar! gritou Catarina.
– Ora menina, sou lá criança, disse a mãe sem deixar porém de se preocupar com a própria aparência. A mão sardenta, um pouco trêmula, arranjava com delicadeza a aba do chapéu (...).


Fonte: LISPECTOR, Clarice. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998, p. 94-98.


A partir da leitura do fragmento do texto, assinale a alternativa CORRETA em que há um olhar empático da filha sobre a mãe.

A
“Ora menina, sou lá criança, disse a mãe sem deixar porém de se preocupar com a própria aparência. A mão sardenta, um pouco trêmula, arranjava com delicadeza a aba do chapéu”.
B
“A mãe contava e recontava as duas malas tentando convencer-se de que ambas estavam no carro. A filha, com seus olhos escuros, a que um ligeiro estrabismo dava um contínuo brilho de zombaria e frieza – assistia”.
C
“O trem não partia e ambas esperavam sem ter o que dizer. A mãe tirou o espelho da bolsa e examinou-se no seu chapéu novo, comprado no mesmo chapeleiro da filha”.
D
“– Não esqueci de nada? perguntava pela terceira vez a mãe. – Não, não, não esqueceu de nada, respondia a filha divertida, com paciência”.

Gabarito comentado

R
Renan SilvaMonitor do Qconcursos

Tema central da questão: Interpretação de texto, com foco no conceito de empatia nas relações familiares.

Empatia, segundo a norma-padrão, caracteriza-se pela compreensão e acolhimento dos sentimentos e perspectivas do outro. Em textos literários, identifica-se empatia ao observar atitudes, gestos ou falas que demonstram atenção afetiva ou compreensão do estado emocional alheio.

Análise da alternativa correta:

D) “– Não esqueci de nada? perguntava pela terceira vez a mãe. – Não, não, não esqueceu de nada, respondia a filha divertida, com paciência.”

Nesta alternativa, há elementos explícitos de empatia: a filha responde de maneira paciente e divertida à ansiedade repetida da mãe, sinalizando compreensão do sentimento da mãe. Esse comportamento adequado e gentil responde à aflição materna sem impaciência ou ironia, demonstrando cuidado, como recomendam os principais manuais de interpretação textual.

Segundo Evanildo Bechara, nas relações interpessoais do texto literário a escolha lexical é fundamental para indicar estados de espírito e intenções dos personagens; aqui, “divertida, com paciência” destaca a compreensão.

Por que as demais estão incorretas?

  • A) O foco é na mãe, que responde de forma defensiva e cuida de si. Não há reação ou fala empática por parte da filha.
  • B) A filha é descrita como alguém que assiste “com brilho de zombaria e frieza”, sugerindo distanciamento e pouca compreensão ou acolhimento.
  • C) A narrativa destaca um momento de silêncio e isolamento emocional. O fato de comprarem chapéu no mesmo chapeleiro não implica, por si só, empatia, mas apenas um detalhe circunstancial.

Dica para futuras questões: Ao procurar ações empáticas no texto, busque por palavras que indiquem acolhimento, compreensão ou paciência. Fique atento a adjetivos e detalhes que caracterizam o tom emocional do diálogo ou da atitude do personagem.

Portanto, a alternativa D é a correta por demonstrar claramente um olhar compreensivo e sensível da filha para com a mãe.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo