Questão 3e29bb08-c4
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Tanto a gravura de Goya quanto o fragmento de Dom Casmurro evidenciam
Tanto a gravura de Goya quanto o fragmento de Dom Casmurro evidenciam
Observe a imagem e leia o fragmento para responder a questão.
GOYA, Francisco de. El sueño de la razón produce monstruos, 1797 -79. Disponível em: <http://sarahsauvin.com/index.php?option=com_virtuemart&view=productdetails&virtuemart_product_id=184&virtuemart_category_id=5&lang=en>. Acesso em: 05 mar. 2018.
O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não
consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. Se só me
faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e
esta lacuna é tudo. O que aqui está é, mal comparando, semelhante à pintura que se põe na barba e nos
cabelos, e que apenas conserva o hábito externo, como se diz nas autópsias; o interno não aguenta tinta.
ASSIS, Machado. Dom Casmurro. São Paulo: Saraiva, 2006. p.14.
Observe a imagem e leia o fragmento para responder a questão.
GOYA, Francisco de. El sueño de la razón produce monstruos, 1797 -79. Disponível em: <http://sarahsauvin.com/index.php?option=com_virtuemart&view=productdetails&virtuemart_product_id=184&virtuemart_category_id=5&lang=en>. Acesso em: 05 mar. 2018.
O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não
consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. Se só me
faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e
esta lacuna é tudo. O que aqui está é, mal comparando, semelhante à pintura que se põe na barba e nos
cabelos, e que apenas conserva o hábito externo, como se diz nas autópsias; o interno não aguenta tinta.
ASSIS, Machado. Dom Casmurro. São Paulo: Saraiva, 2006. p.14.
A
o pesadelo com figuras e imagens abstratas.
B
a obrigação de escapar da realidade juvenil.
C
o lado triste da realidade não compreendida.
D
a direção de um caminho sinuoso e ingênuo.
E
o prazer na construção de imagens lacônicas.