Questão 3c74510c-ed
Prova:CÁSPER LÍBERO 2012
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

“Tanto a exposição crua das mazelas sociais presente na obra de Aluísio Azevedo, como a tentativa de representar literariamente as contradições de tal sociedade, desenvolvida por Machado, evidenciavam, porém, que a literatura produzida no Brasil tomara definitivamente novo rumo (...). Fosse por choque ou reflexão, ficava claro que os literatos brasileiros ostensivamente voltavam seu olhar para as ruas, tirando delas matéria para sua arte”. Leonardo Affonso Pereira. A realidade como vocação. In: Keila Grinberg & Ricardo Salles [orgs.] O Brasil imperial v.III. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

As “mazelas sociais”, assim como as “contradições de tal sociedade” às quais o texto se refere têm, dentre seus denominadores comuns:

A
o atraso rural do Brasil, que ainda não conseguira atingir um nível de desenvolvimento econômico capaz de transformá-lo em país capitalista.
B
a criminalidade urbana, que atingia níveis assustadores em muitas cidades do Brasil, em razão da crescente imigração de trabalhadores pobres.
C
a perda crescente de tradições imperiais brasileiras em relação às quais tais autores eram nostálgicos.
D
as marcas senhoriais e contraditórias de uma sociedade que ainda não abolira a escravidão.
E
a falta de reconhecimento, por parte da sociedade em geral, do talento dos grandes escritores brasileiros.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo