Questão 3c2bb43f-ed
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Sobre Leite derramado, de Chico Buarque, é correto afirmar que:
Sobre Leite derramado, de Chico Buarque, é correto afirmar que:
A
o romance retoma a verve naturalista de O cortiço, de Aluísio Azevedo, ao explorar a ideia de
que o ciúme e o amor não se esgotam em si mesmos e estão atrelados a questões de raça e
de etnia. Entre várias irmãs de tez clara, Matilde é a única de pele escura, para desgosto da
sogra, que, entretanto, tem um irmão “beiçudo”. Mais adiante se saberá que a moça é filha
adotiva, fruto de uma escapadela baiana do pai.
B
o romance retoma a matéria romântica presente em Til, de José de Alencar, e a ultrapassa pelo
viés do realismo, ao denunciar como uma relação desigual, na qual nome de família, dinheiro e
preconceito de cor e classe se articulam com desejo e ciúme e formam um padrão consistente,
que vira cacoete. Seus desdobramentos mais reveladores ocorrem no hospital, onde o patriarca
centenário, agora já sem tostão, faz a corte a praticamente todas as enfermeiras de turno,
às quais promete casamento, roupas finas, nome ilustre, palacete e baixelas, desde que se
dediquem só a ele.
C
o romance retoma a tradição da saga familiar marcada pela decadência, gênero consagrado
no romance ocidental moderno de que fez uso José de Alencar em Til. Entretanto, a
ordem lógica e cronológica habitual da saga é embaralhada, por se tratar de uma memória
desfalecente; repetitiva, mas contraditória; obsessiva, mas fragmentada.
D
o romance estabelece um franco diálogo com Memórias póstumas de Brás Cubas, de
Machado de Assis, não somente ao apresentar um narrador em primeira pessoa que destila
mediocridade e preconceitos oligárquicos como também ao explorar a desproporção entre a
intensidade da vida amorosa do protagonista e a irrelevância de sua vida espiritual.
E
percorre todo o texto a paixão mal vivida e mal compreendida do narrador por uma mulher,
por meio de um viés determinista, tal como ocorre em Memórias póstumas de Brás Cubas,
de Machado de Assis. Os múltiplos traços de Matilde, seu “olhar em pingue-pongue”, suas corridas a cavalo ou na praia, suas danças, seus vestidos espalhafatosos, ao mesmo tempo
em que determinam a paixão do marido e impregnam indelevelmente sua lembrança,
ocasionam a infelicidade de ambos.