Questõessobre Romantismo

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61ba1f6b-7a
ENEM 2021 - Literatura - Escolas Literárias, Romantismo


Disponível em: www.masp.art.br. Acesso em: 13 ago. 2012 (adaptado).



Nessa obra, que retrata uma cena de Caramuru, célebre poema épico brasileiro, a filiação à estética romântica manifesta-se na 

A
exaltação do retrato fiel da beleza feminina.
B
tematização da fragilidade humana diante da morte.
C
ressignificação de obras do cânone literário nacional.
D
representação dramática e idealizada do corpo da índia.
E
oposição entre a condição humana e a natureza primitiva.
ac1a4195-57
ENEM 2021 - Literatura - Escolas Literárias, Romantismo




MEIRELLES, V. Moema. Óleo sobre tela, 129 cm x 190 cm.
Masp, São Paulo, 1866.

Disponível em: www.masp.art.br. Acesso em: 13 ago. 2012 (adaptado).

Nessa obra, que retrata uma cena de Caramuru, célebre poema épico brasileiro, a filiação à estética romântica manifesta-se na

A
exaltação do retrato fiel da beleza feminina.
B
tematização da fragilidade humana diante da morte.
C
ressignificação de obras do cânone literário nacional.
D
representação dramática e idealizada do corpo da índia.
E
oposição entre a condição humana e a natureza primitiva.
60d5eafb-09
UEA 2018 - Literatura - Barroco, Modernismo, Escolas Literárias, Arcadismo, Romantismo

Nos anos em que atuaram estes escritores, a poesia brasileira percorreu os meandros do extremo subjetivismo, à Byron e à Musset. Alguns poetas adolescentes, mortos antes de tocarem a plena juventude, darão exemplo de toda uma temática emotiva de amor e morte, dúvida e ironia, entusiasmo e tédio.

(Alfredo Bosi. História concisa da literatura brasileira, 2006. Adaptado.)

O texto refere-se

A
à primeira geração do Modernismo.
B
ao Condoreirismo.
C
ao Arcadismo.
D
ao Barroco.
E
à segunda geração do Romantismo.
afcd4d4f-0a
UECE 2021 - Literatura - Simbolismo, Modernismo, Parnasianismo, Escolas Literárias, Romantismo

Cecília Meireles é um dos maiores nomes da literatura brasileira. Poeta, jornalista, escritora, professora e musicista. Pelas características de sua obra literária e pelo contexto histórico em que se encontra, a escritora pode ser associada ao momento literário denominado de

Texto 3


Retrato

Cecília Meireles



A
Romantismo.
B
Parnasianismo.
C
Simbolista.
D
Modernista.
78cbaaf8-06
SÃO CAMILO 2019 - Literatura - Simbolismo, Naturalismo, Parnasianismo, Realismo, Escolas Literárias, Romantismo

Completam as lacunas do texto, respectivamente:

Leia o texto para responder à questão.

    Se o século XIX, marcado pelo progresso científico — genética, evolucionismo, positivismo, sociologia, racionalismo, etc. — motivou escolas literárias correspondentes — ________, _______ , _______ —, propugnando uma descrição rígida, precisa e minuciosa, acarretou, em contrapartida, um momento de descrédito da ciência, uma reação quase radical, que propunha a diluição dos objetos e sentimentos no vago e indistinto, no inefável, abstrato e incorpóreo, ideal supremo do ________.

(Lauro Junkes, 2016. Adaptado.)
A
Realismo, Naturalismo, Romantismo — Simbolismo.
B
Romantismo, Simbolismo, Naturalismo — Realismo.
C
Realismo, Parnasianismo, Naturalismo — Simbolismo.
D
Realismo, Naturalismo, Romantismo — Parnasianismo.
E
Romantismo, Simbolismo, Naturalismo — Parnasianismo.
b1f61006-05
CESMAC 2018 - Literatura - Escolas Literárias, Romantismo

O Romantismo brasileiro se distinguiu, em relação a outros períodos da literatura nacional, pois:

A
fugia, em seus folhetins, comuns na época, ao interesse pelo romance urbano e às críticas à sociedade da época.
B
defendia o nacionalismo, inclusivamente na valorização da natureza, da cultura e da língua portuguesa em uso no Brasil.
C
desvalorizou a opção pelo romance regionalista, o qual preferia tramas, cenários e personagens próprios de diferentes regiões.
D
afirmava a superioridade da observação de aspectos objetivos da realidade, descartando, então, as impressões subjetivas.
E
foi influenciado pelo determinismo social, segundo o qual o ser humano – em ações, personalidade e condições de vida – seria produto do meio social.
d5004172-05
UFRGS 2016 - Literatura - Escolas Literárias, Romantismo

Assinale a alternativa correta sobre autores do Romantismo brasileiro.

A
Gonçalves Dias, autor dos célebres Canção do exílio e I-Juca-Pirama, dedicou a maioria de seus poemas à temática da escravidão.
B
Joaquim Manuel de Macedo, em A Moreninha, afasta-se da estética romântica em muitos pontos, especialmente no tom paródico adotado pelo narrador que ridiculariza a sociedade burguesa fluminense.
C
Álvares de Azevedo, em A noite na taverna, desvincula-se do nacionalismo paisagista e indianista e ingressa no universo juvenil da angústia, do erotismo e do sarcasmo.
D
Manuel Antônio de Almeida, em Memórias de um sargento de milícias, vincula-se à estética romântica, em especial porque se centra em personagens da classe média urbana fluminense.
E
Castro Alves é o principal poeta do indianismo romântico, pois toma o índio como figura prototípica da nacionalidade.
6faf9063-06
UNIFESP 2015 - Literatura - Barroco, Naturalismo, Realismo, Escolas Literárias, Arcadismo, Romantismo



A conhecida pintura de Pedro Américo (1840-1905) remete a um fato histórico relacionado à seguinte escola literária brasileira:

A
Barroco.
B
Arcadismo.
C
Naturalismo.
D
Realismo.
E
Romantismo.
b04ed104-02
UEA 2018, UEA 2018 - Literatura - Barroco, Modernismo, Escolas Literárias, Arcadismo, Romantismo

Nos anos em que atuaram estes escritores, a poesia brasileira percorreu os meandros do extremo subjetivismo, à Byron e à Musset. Alguns poetas adolescentes, mortos antes de tocarem a plena juventude, darão exemplo de toda uma temática emotiva de amor e morte, dúvida e ironia, entusiasmo e tédio.

(Alfredo Bosi. História concisa da literatura brasileira, 2006. Adaptado.)

O texto refere-se

A
à segunda geração do Romantismo.
B
ao Barroco.
C
ao Arcadismo.
D
à primeira geração do Modernismo.
E
ao Condoreirismo.
6b3d7b1b-01
MACKENZIE 2019 - Literatura - Naturalismo, Modernismo, Realismo, Escolas Literárias, Arcadismo, Romantismo

Assinale a alternativa correta sobre a produção literária brasileira ao longo do Século XIX.

Read the text and asnwer questions:

HOME

They rose up like men. We saw them. Like men they stood.

We shouldn’t have been anywhere near that place. Like most farmland outside Lotus, Georgia, this here one had plenty scary warning signs. The threats hung from wire mesh fences with wooden stakes every fifty or so feet. But when we saw a crawl space that some animal had dug—a coyote maybe, or a coon dog—we couldn’t resist. Just kids we were. The grass was shoulder high for her and waist high for me so, looking out for snakes, we crawled through it on our bellies. The reward was worth the harm grass juice and clouds of gnats did to our eyes, because there right in front of us, about fifty yards off, they stood like men. Their raised hooves crashing and striking, their manes tossing back from wild white eyes. They bit each other like dogs but when they stood, reared up on their hind legs, their forelegs around the withers of the other, we held our breath in wonder. One was rust-colored, the other deep black, both sunny with sweat. The neighs were not as frightening as the silence following a kick of hind legs into the lifted lips of the opponent. Nearby, colts and mares, indifferent, nibbled grass or looked away. Then it stopped. The rust-colored one dropped his head and pawed the ground while the winner loped off in an arc, nudging the mares before him.

As we elbowed back through the grass looking for the dug-out place, avoiding the line of parked trucks beyond, we lost our way. Although it took forever to re-sight the fence, neither of us panicked until we heard voices, urgent but low. I grabbed her arm and put a finger to my lips. Never lifting our heads, just peeping through the grass, we saw them pull a body from a wheelbarrow and throw it into a hole already waiting. One foot stuck up over the edge and quivered, as though it could get out, as though with a little effort it could break through the dirt being shoveled in. We could not see the faces of the men doing the burying, only their trousers; but we saw the edge of a spade drive the jerking foot down to join the rest of itself. When she saw that black foot with its creamy pink and mud-streaked sole being whacked into the grave, her whole body began to shake. I hugged her shoulders tight and tried to pull her trembling into my own bones because, as a brother four years older, I thought I could handle it. The men were long gone and the moon was a cantaloupe by the time we felt safe enough to disturb even one blade of grass and move on our stomachs, searching for the scooped-out part under the fence. When we got home we expected to be whipped or at least scolded for staying out so late, but the grown-ups did not notice us. Some disturbance had their attention.

Since you’re set on telling my story, whatever you think and whatever you write down, know this: I really forgot about the burial. I only remembered the horses. They were so beautiful. So brutal. And they stood like men.

SOURCE: Excerpted from MORRISON, Toni. Home (2012), Harmondsworth: Penguin, 2012.

A
Poesia e prosa de ficção foram importantes expressões culturais do século XIX, tendo como exemplos importantes as obras de Gonçalves Dias e Cruz e Sousa, no campo poético, por exemplo, ou de José de Alencar, Aluísio Azevedo e Machado de Assis no romance.
B
As gerações românticas, naturalistas e realistas se recusaram a representar a realidade brasileira, bem como a cor local de suas respectivas regiões de origem.
C
A influente Semana de Arte Moderna aconteceu durante dois polêmicos dias, contando com o apoio do Imperador Dom Pedro II e de todos os membros da futura Academia Brasileira de Letras.
D
Foi durante esse período histórico, e tendo como núcleo o Rio de Janeiro, que se organizou a geração de poetas árcades brasileiros, entre eles Cláudio Manoel da Costa e Basílio da Gama.
E
A literatura quinhentista só foi superada esteticamente a partir do modernismo, tendo alcançado seu auge durante as carreiras de José de Alencar e Machado de Assis.
6b2ec2f4-01
MACKENZIE 2019 - Literatura - Naturalismo, Realismo, Escolas Literárias, Romantismo

Assinale a alternativa correta.

O trecho abaixo é um fragmento do capítulo de abertura do romance Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.

A
A publicação do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, em 1881, é considerada de maneira unânime pela crítica especializada como o marco inicial do Naturalismo na literatura brasileira.
B
Iracema, de José de Alencar, A moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, e Navio Negreiro, de Castro Alves, compartilham com Memórias Póstumas de Brás Cubas a mesma filiação literária.
C
Ao idealizar a realidade, o Realismo pouco se interessou pelos contextos econômicos dos seus personagens. Da mesma maneira, os escritores realistas deixaram de lado a reflexão sobre as relações entre as classes sociais.
D
Ao debater, no trecho que serve de base para essa questão, sobre as relações entre a vida e a morte, o narrador de Memórias Póstumas de Brás Cubas flerta com o cientificismo de sua época, muito bem representado em um romance como O cortiço, de Aluísio Azevedo.
E
A presença de elementos fantásticos em Memórias Póstumas de Brás Cubas, a começar pela condição peculiar do seu narrador, nos impede de filiar o romance como um puro representante da estética realista.
82283f97-ff
FIMCA 2019 - Literatura - Barroco, Modernismo, Realismo, Escolas Literárias, Romantismo

Considerando os estilos literários e as informações correspondentes, relacione adequadamente as colunas a seguir.

I. Barroco.
II. Realismo.
III. Classicismo.
IV. Romantismo.
V. Modernismo.

( ) Predomina o determinismo: o indivíduo de nada vale, existem leis universais que regem a história, a sociedade e o homem.
( ) Tem como características, dentre outras, a defesa da pátria e da liberdade, o mal do século e o sentimentalismo.
( ) Termina junto com a 2ª Guerra; tem como características o ataque à arte tradicional, o desejo de renovar e nacionalizar a arte brasileira.

A sequência está correta em

A
I, II, V.
B
I, II, III.
C
II, IV, V.
D
III, IV, V.
E
II, III, IV.
3ea7e509-f9
UFRGS 2019 - Literatura - Escolas Literárias, Romantismo

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre o romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis.

( ) O romance e narrado em primeira pessoa por Úrsula, jovem negra escrava, que aprendeu a ler com a patroa, D. Susana.
( ) Adelaide e a menina pobre que busca ascensão social através do casamento, como muitas mulheres faziam na época.
( ) A crítica ao modelo patriarcal esta especialmente centrada nas figuras de Tancredo e de seu pai.
( ) O romance caracteriza-se como transgressor a produção romanesca do período, ao apresentar Tulio e Antero como sujeitos constituídos de humanidade.

A sequencia correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, e

A
V - V - F - F.
B
V - F - F - V.
C
F - V - V - V.
D
F - F - V - V.
E
V - V- V - F.
3ec06948-f9
UFRGS 2019 - Literatura - Barroco, Modernismo, Escolas Literárias, Romantismo

No bloco superior abaixo, estão listados movimentos literários brasileiros; no inferior, características desses movimentos.

Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.

1. Barraco
2. Romantismo
3. Modernismo

( ) Utiliza manifestos coma grande meio de divulgação das intenções estéticas e ideol6gicas.
( ) Caracteriza-se como retorno a uma intensa religiosidade.
( ) Procura configurar os dilemas e as contradições do ser humano.
( ) Busca a identidade nacional coma temática, mantendo a forma conforme o padrão europeu.

A sequencia correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, e

A
3 - 1 - 1 - 2.
B
2 - 3 - 1 - 3.
C
3 - 1 - 2 - 2.
D
2 - 3 - 3 - 1.
E
3 - 1 - 3 - 2.
3eab5dec-f9
UFRGS 2019 - Literatura - Escolas Literárias, Romantismo

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre o Partenon Literário.

( ) Foi um empreendimento cultural, inaugurado em 1868, responsável por 20 anos de atividades culturais no Rio Grande do Sul.
( ) Publicou, durante uma década, a Revista Mensal do Partenon Literário.
( ) Contribuiu para a implanta<;ao do Regionalismo, adotando o tipo humano rural como base da representação artística.
( ) Inspirou-se no Romantismo de Jose de Alencar como forma de construção da identidade sul-rio-grandense.

A sequencia correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, e

A
V - V - F - F.
B
V - V - V - V.
C
V - V - F - V.
D
F - F - V - V.
E
F - F - V - F.
cd51dbed-eb
ULBRA 2010 - Literatura - Escolas Literárias, Romantismo

O Romantismo surge na Europa em pleno clima de rebeldia; surgia o liberalismo na política; o inconformismo no meio social e, no campo artístico, o repúdio às regras. A Revolução Francesa é o clímax das transformações do século XIX na Europa. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do quadro abaixo, tendo, como base, o ideário romântico, em oposição ao pensamento árcade do século XVIII.



A
(1) Sensibilidade; (2) Cristianismo; (3) Arte feita para o povo; (4) Liberdade criadora.
B
(1) Sensibilidade; (2) Paganismo; (3) Arte feita para a burguesia; (4) Rigor gramatical.
C
(1) Distanciamento; (2) Arte; (3) Arte individual; (4) Falta de método.
D
(1) Emoção; (2) Santos católicos; (3) Arte nos mosteiros; (4) Liberdade total.
E
(1) Individualismo; (2) Existencialismo; (3) Arte pela arte; (4) Livre expressão.
cd54a6fa-eb
ULBRA 2010 - Literatura - Escolas Literárias, Romantismo

Leia as afirmações abaixo e assinale a resposta correta:

I – O romance A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, mostra ao leitor diversos aspectos, como a descrição e as regras para alcançar e preservar o modus vivendi de uma sociedade de determinada época, assim como a ideologia. Tudo isso é revelado sob uma história de amor, sem deixar de lado, no entanto, a crítica irônica e, por vezes, ferina, dos hábitos de uma sociedade que segue o Romantismo como moda tirânica da qual não pode fugir.
II – Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira, e órfã de pai, apaixonou-se por Fernando Seixas – homem ambicioso – a quem namorou. Este, porém, desfez a relação, movido pela vontade de se casar com uma moça rica, Adelaide Amaral, que tinha um considerável dote para o futuro marido. Essa é a trama do romance Lucíola, de José de alencar.
III – A partir do paradoxo, “inseto que brilha à beira dos charcos”, Machado de Assis narra a história de Lúcia, do romance Senhora.
IV – A morte de um ente querido, muitas vezes, causa sérios problemas, no entanto, ocasionalmente, surpresas são reservadas aos familiares e amigos do falecido, e Machado de Assis descreve bem uma dessas surpresas no romance Helena.

Estão corretas:

A
Somente a I.
B
I e IV.
C
II e III.
D
II e IV.
E
I, II, III e IV.
6785ece4-7c
ENEM 2020 - Literatura - Escolas Literárias, Romantismo

Leito de folhas verdes


Brilha a lua no céu, brilham estrelas,

Correm perfumes no correr da brisa,

A cujo influxo mágico respira-se

Um quebranto de amor, melhor que a vida!


A flor que desabrocha ao romper d’alva

Um só giro do sol, não mais, vegeta:

Eu sou aquela flor que espero ainda

Doce raio do sol que me dê vida.


DIAS, G. Antologia poética. Rio de Janeiro: Agir, 1979 (fragmento).


Na perspectiva do Romantismo, a representação feminina espelha concepções expressas no poema pela

A
reprodução de estereótipos sociais e de gênero.
B
presença de traços marcadores de nacionalidade.
C
sublimação do desejo por meio da espiritualização.
D
correlação feita entre estados emocionais e natureza.
E
mudança de paradigmas relacionados à sensibilidade.
d7821f8e-72
UNIFESP 2021 - Literatura - Naturalismo, Parnasianismo, Realismo, Escolas Literárias, Arcadismo, Romantismo

Este movimento surge como momento de negação profunda e revolucionária, porque visava a redefinir não só a atitude poética, mas o próprio lugar do homem no mundo e na sociedade. Concebe de maneira nova o papel do artista e o sentido da obra de arte, pretendendo liquidar a convenção universalista dos herdeiros de Grécia e Roma em benefício de um sentimento novo, embebido de inspirações locais, procurando o único em lugar do perene.

(Antonio Candido. Formação da literatura brasileira, 2013. Adaptado.)

O texto refere-se ao movimento

A
realista
B
romântico
C
árcade
D
naturalista
E
parnasiano
414ae008-6a
URCA 2021 - Literatura - Escolas Literárias, Romantismo

Considere as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA:


1. O Romantismo Brasileiro, tendo como traço reconhecido o esforço de buscar uma fisionomia nacional que se distanciasse da literatura europeia, investiu no aportuguesamento da língua.

2. Nossos escritores românticos eram unânimes quanto ao reconhecimento da importância da contribuição de africanos e índios, como marca que nos diferenciava da literatura europeia.

3. Álvares de Azevedo negava a importância do elemento indígena para a consolidação da literatura nacional brasileira.

A
Apenas 1 não contém informação incorreta.
B
Apenas 2 não está correta.
C
Apenas 3 não contém informação incorreta.
D
Todas contêm informações corretas.
E
Todas contêm informações incorretas.