Um dos estilos de época marcantes do século XIX é
aquele pelo qual se manifesta a convicção de que todos
os atos humanos são determinados pela ação direta tanto
do meio social quanto por injunções biológicas. Tal determinismo está presente, como característica fundamental,
Considere o texto abaixo.
Os homens reunidos em sociedade (relevem-me este
tom meio pedante) estão virtual e tacitamente obrigados a
obedecer às leis formuladas por eles mesmos para a conveniência comum. Há, porém, leis que eles não impuseram, que
acharam feitas, que precederam as sociedades, e que se hão
de cumprir não por uma determinação de jurisprudência humana, mas por uma necessidade divina e eterna. Entre essas, e
antes de todas, figura a da luta pela vida (...)
(ASSIS, Machado de. Obra completa. Rio de janeiro: Nova
Aguilar, 1986, p. 432)
Gabarito comentado
Tema central da questão: Determinismo e Naturalismo literário. A questão explora a compreensão sobre a influência do meio social e biológico nos comportamentos humanos, conceito central ao Naturalismo do século XIX.
Conceito relevante: Determinismo, no campo literário, significa que as ações humanas são condicionadas por fatores anteriores, como hereditariedade e ambiente social. O Naturalismo, escola surgida na segunda metade do século XIX, caracteriza-se por este viés científico, objetivo e analítico, retratando personagens sob influência do meio.
Alternativa correta: A) no romance O cortiço, de Aluísio Azevedo.
Esta é a resposta correta pois “O Cortiço” é o maior exemplo de Naturalismo no Brasil. Nele, a vida dos moradores é marcada por condições precárias e pressões ambientais. O comportamento dos personagens se explica, frequentemente, por forças sociais (pobreza, marginalização) e biológicas (impulsos e necessidades básicas), ilustrando perfeitamente o determinismo. Aluísio Azevedo leva ao extremo a intenção de mostrar o homem como ser moldado pelo ambiente e pelo contexto.
Análise das alternativas incorretas:
B) Várias histórias, de Machado de Assis, pertence ao Realismo, enfatizando a análise psicológica, mas sem a perspectiva científica determinista do Naturalismo. Machado trata do comportamento humano sob ótica mais subjetiva e não biológica.
C) Noite na taverna, de Álvares de Azevedo, está ligado ao Ultra-romantismo. O foco é o subjetivismo, o estranho, e não a influência social ou biológica sistemática.
D) Primeiros cantos, de Gonçalves Dias, representa o Romantismo nacionalista, idealizando natureza e sentimento, bem distante do cientificismo naturalista.
E) O Guarani, de José de Alencar, é importante obra Indianista. Não há abordagem científica nem determinista, mas sim a exaltação do indígena e da pátria.
Estratégia para provas: Atenção a palavras-chave no enunciado, como “determinismo”, “meio social”, “biológico”. Associe Naturalismo à ideia de homem como resultado do ambiente e herança biológica.
Resumo: O conceito de determinismo está presente no Naturalismo, representado por Aluísio Azevedo em O Cortiço, e não nas demais escolas/obras citadas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






