Questão 3955ce84-c2
Prova:PUC - Campinas 2016
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Tipologia Textual, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Considere o texto abaixo.


Rede de Sementes do Xingu formaliza a sua produção

segunda-feira, 25 de Maio de 2015

Biodiversidade


Esta notícia está associada ao Programa:

Xingu


Lei de sementes e mudas é aplicada como estratégia para a gestão da qualidade e garante a adequação legal da iniciativa. Os debates e ações em torno da conservação e restauração da biodiversidade têm esbarrado em um gargalo legal. Trata-se da lei de sementes e mudas que torna obrigatória uma série de procedimentos e documentações para a venda de sementes e mudas no Brasil. Se, por um lado, a lei se propõe a aplicar um sistema nacional de controle de qualidade de sementes e mudas com fiscalização, por outro, escancara as limitações para colocar tais exigências em prática, considerando a realidade das iniciativas e comunidades rurais. Esses cenários controversos trazem uma importante questão: como conseguir sementes e mudas legalizadas para a recuperação de áreas degradadas no Brasil?

A Rede de Sementes do Xingu incorporou a questão em sua atuação para estudar e propor um plano estratégico de adequação para que as sementes possam ser utilizadas. Para além de cumprir puramente as exigências burocráticas, a Rede partiu do princípio de que a melhor opção seria adequar-se à lei, o que traria ganhos efetivos na qualidade da produção e na gestão da iniciativa.

A adequação legal é um trabalho que exige tempo e formação, já que os seus reflexos incidem na gestão de toda a cadeia de produção de sementes. Há alguns anos, as questões legais estavam mais distantes das atividades e do trabalho dos coletores. Com a lei de sementes e mudas o cenário se alterou.

[...] 

Hoje a Associação conquistou a sua inscrição no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem). “É inédito uma associação comunitária se credenciar para produzir sementes de acordo com a legislação vigente. Esse resultado é fruto da construção participativa, passo a passo. Espero que essa conquista possa encorajar outras iniciativas Brasil afora a seguir o mesmo caminho”, avalia Rodrigo Junqueira, coordenador do Programa Xingu.

(Adaptado de: www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/rede-de-sementes-do-xingu-formaliza-a-sua-producao. Acesso em: 13/04/2016)


O gráfico, no contexto em que está inserido, 

A
representa matemática e visualmente que os coletores de sementes do Xingu estão, desde 2012, debatendo a questão da biodiversidade e tomando as medidas necessárias para restaurá-la.
B
indica que o gargalo legal em torno da conservação da biodiversidade se instaura quando o governo propõe uma fiscalização severa na coleta de sementes e mudas e desconhece como as comunidades rurais têm recuperado áreas degradadas.
C
mostra que a Associação Rede de Sementes do Xingu mudou a compreensão dos coletores, que, em 2012, passaram do desconhecimento da lei de sementes e mudas ao cumprimento rigoroso das exigências burocráticas.
D
sinaliza que, por mais que os coletores da Rede, em 2012, avaliassem como importante a existência de um sistema nacional para controlar a qualidade das sementes, eles desconheciam a lei de sementes e mudas e suas implicações na prática.
E
indica que o princípio da adequação estrita à lei adotado pela Rede de Sementes do Xingu, ao propor um plano de adequação para que as sementes possam ser utilizadas, trouxe ganhos efetivos para os coletores da região

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo