Questão 3742bb4e-ff
Prova:UEMG 2019
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Regência, Pronomes pessoais retos, Coesão e coerência, Sintaxe, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Morfologia - Pronomes

Não deixe sua cachorrinha entrar na minha casa de novo. Ela está cheia de pulgas.

(http://goo.gl/5QjHy. Acesso: 08/11/2012. Adaptado.)

Há ambiguidade nessa frase porque

A
a palavra “pulgas” se refere apenas à palavra “cachorrinha”.
B
a preposição “na” desrespeita a regência do verbo “entrar”.
C
o pronome “ela” pode retomar dois termos da frase anterior.
D
o substantivo “cachorrinha” gera duas formas de interpretação.

Gabarito comentado

T
Teodora BritoMonitor do Qconcursos

Tema central: Ambiguidade Pronominal na interpretação de textos.

Explicação didática: A ambiguidade ocorre quando um termo, expressão ou frase permite mais de uma interpretação. Especificamente, ambiguidade pronominal acontece quando um pronome pode retomar mais de um referente na frase anterior, o que traz incerteza ao leitor.

No trecho analisado, o pronome “ela” pode se referir tanto à “cachorrinha” (mais provável) quanto à “casa” (por proximidade e concordância feminina). Logo, há dúvida para o leitor sobre qual termo está, de fato, “cheio de pulgas”, caracterizando a ambiguidade textual.

Justificativa da alternativa correta (C):
A alternativa C é correta porque identifica que o pronome “ela” pode retomar dois termos da frase anterior. Essa dupla possibilidade de interpretação é o conceito clássico de ambiguidade pronominal, discutida em obras de referência como a “Moderna Gramática Portuguesa” de Evanildo Bechara, que ensina: “a clareza exige que todo pronome tenha antecedente inequívoco”.

Análise das alternativas incorretas:

A) Afirma que “pulgas” se refere apenas à “cachorrinha”, o que foge do problema textual apresentado — não é a palavra “pulgas” que suscita ambiguidade.
B) Diz que a preposição “na” (em + a) está errada, mas, normativamente, o verbo “entrar” pede a preposição “em”, conforme exemplifica “entrar na sala”, o que está de acordo com as gramáticas de referência.
D) Menciona o substantivo “cachorrinha” como fonte de ambiguidade, o que não ocorre. O termo é claro e específico; a dúvida não vem do substantivo, e sim do pronome empregado.

Estratégias para a prova:
Ao identificar pronomes (ela, ele, este, aquele, etc.), observe sempre a quem podem se referir. Pergunte-se: a referência está clara ou pode gerar dupla interpretação? Uma dica é substituir o pronome pelo termo a que ele se refere para testar a clareza da frase.

Regra essencial: Segundo Celso Cunha & Lindley Cintra, “toda frase bem construída deve evitar ambiguidade, principalmente em pronomes referenciais, que podem comprometer a coesão e clareza textual”.

Conclusão: A resposta correta é a C, pois apenas essa alternativa aponta corretamente a ambiguidade gerada pelo pronome com mais de um possível antecedente, prejudicando a compreensão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo