Questão 3726afe4-ff
Prova:UEMG 2019
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

O Juramento da Regência Trina Permanente (Estudo), s.d.


A solução política encontrada pela elite imperial, após a abdicação de D. Pedro I em 1831, teve como resultado a

A
defesa da autonomia das províncias, para evitar a fragmentação e garantir a unidade territorial.
B
disputa entre centralizadores e descentralizadores, e problemas para manter a ordem social.
C
dissolução do Senado e das Assembleias Legislativas com o fim das atividades parlamentares.
D
rejeição à monarquia constitucional e à aclamação de Pedro II para consolidar a independência.

Gabarito comentado

Pedro VandréMonitor do Qconcursos
Sobre o período após a abdicação de D. Pedro I como imperador do Brasil em 1831, vamos selecionar a alternativa correta:


A) Incorreta – Apesar de haver um movimento por maior autonomia provincial, a fragmentação territorial foi uma ameaça real e constante durante o período regencial. As diversas revoltas regionais mostraram que a autonomia provincial poderia levar à fragmentação e não necessariamente à unidade territorial. Os regentes, portanto, tiveram que equilibrar as demandas por autonomia com a necessidade de manter a coesão do Império.


B) Correta - Após a abdicação de D. Pedro I, o Brasil enfrentou um período conturbado conhecido como Regência (1831-1840). Durante este período, houve uma intensa disputa entre as forças que defendiam a centralização do poder, principalmente os conservadores, e aquelas que defendiam a descentralização, principalmente os liberais. Este conflito gerou instabilidade e várias revoltas regionais, como a Cabanagem, a Sabinada, a Balaiada e a Revolução Farroupilha. A dificuldade em manter a ordem social foi um dos principais desafios enfrentados pelos regentes.


C) Incorreta - Não houve dissolução do Senado e das Assembleias Legislativas. Pelo contrário, o período regencial foi caracterizado pela busca de soluções institucionais para estabilizar o país, incluindo a criação de leis que visavam organizar e equilibrar o poder entre as diferentes esferas de governo. As atividades parlamentares continuaram, com a promulgação do Ato Adicional de 1834, que visava dar mais autonomia às províncias.


D) Incorreta – A monarquia constitucional não foi rejeitada; pelo contrário, foi mantida como sistema de governo. A aclamação de Pedro II em 1840, ainda menor de idade, como imperador, marcou o fim do período regencial e a reafirmação da monarquia constitucional como forma de consolidar a independência e a unidade do país. A antecipação da maioridade de Pedro II (o Golpe da Maioridade) foi vista como uma solução para a instabilidade política, e não uma rejeição à monarquia.


Gabarito – Letra B


Referência:


Morel, Marco. O período das Regências (1831-1840). Rio de Janeiro: Zahar, 2003.


Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo