Questão 336039b7-e0
Prova:UEM 2010
Disciplina:Filosofia
Assunto:

Na obra Crítica da razão pura, de Immanuel Kant, a função da imaginação é fornecer uma imagem a um conceito, razão pela qual a imaginação tem um papel formal no conhecimento.

A faculdade de imaginar tem, na história da Filosofia, diferentes acepções. Para os intelectualistas, é uma forma enfraquecida da percepção e, por isso, deformadora da realidade. Para o Romantismo alemão, ao contrário, é a faculdade artística por excelência, colocada acima da razão e do entendimento. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto

C
Certo
E
Errado

Gabarito comentado

M
Manuela Cardoso Monitor do Qconcursos

Gabarito: C — Certo

Tema central: aqui a questão avalia a função da imaginação em Immanuel Kant (Crítica da razão pura) — sua importância como faculdade que possibilita a aplicação dos conceitos ao dado sensível, condição formal do conhecimento.

Resumo teórico progressivo e didático:

A Kant, a imaginação (Einbildungskraft) não é mero apêndice empírico. Destacam-se dois aspectos: a imaginação reprodutiva (memória e representação de imagens passadas) e, sobretudo, a imaginação produtiva ou transcendental, que sintetiza intuitões sensíveis e produz os esquemas (schemata).

O esquematismo é a regra temporal que permite que um conceito puro (categoria) seja aplicado a uma intuição sensível; assim a imaginação fornece a “ponte” formal entre conceito e percepção. Logo, ela exerce um papel formal na constituição do conhecimento, não apenas figurativo.

Justificativa da alternativa correta:

A assertiva diz que a imaginação "fornece uma imagem a um conceito" e, por isso, tem papel formal. Isto condensa a ideia kantiana: a imaginação gera esquemas (representações mediadoras) que permitem aos conceitos serem vinculados às intuições. Portanto a alternativa é correta — corresponde ao núcleo da teoria do esquematismo em A Crítica da Razão Pura (ver A137/B175).

Fonte recomendada: Immanuel Kant, Crítica da Razão Pura (secção sobre o esquematismo das categorias). Para comentário contemporâneo, consulte a entrada "Kant" na Stanford Encyclopedia of Philosophy (sep.org) sobre imaginação e esquematismo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo