Questão 32604c8b-fe
Prova:USP 2009
Disciplina:História
Assunto:Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil, Processo de Independência: dos movimentos nativistas à libertação de Portugal

Imagem 012.jpg

O texto trata da Revolução pernambucana de 1817. Com relação a esse acontecimento é possível afirmar que os insurgentes

A
pretendiam a separação de Pernambuco do restante do reino, impondo a expulsão dos portugueses desse território.
B
contaram com a ativa participação de homens negros, pondo em risco a manutenção da escravidão na região.
C
dominaram Pernambuco e o norte da colônia, decretando o fim dos privilégios da Companhia do Grão-Pará e Maranhão.
D
propuseram a independência e a república, congregando proprietários, comerciantes e pessoas das camadas populares.
E
implantaram um governo de terror, ameaçando o direito dos pequenos proprietários à livre exploração da terra.

Gabarito comentado

Pedro VandréMonitor do Qconcursos
Sobre a Revolução Pernambucana de 1817, vamos selecionar a alternativa correta:


A) Incorreta – Esta afirmação está apenas parcialmente correta, pois os insurgentes buscavam a independência de Pernambuco em relação a Portugal. No entanto, a expulsão de todos os portugueses do território não era um objetivo explicitamente proposto, embora muitos deles, obviamente, apoiassem o reino de Portugal. O objetivo principal dos revolucionários era a criação de uma república independente.


B) Incorreta - Embora houvesse participação de alguns homens negros, incluindo escravos alforriados, a Revolução Pernambucana de 1817 não teve como objetivo a abolição da escravidão. O movimento contou principalmente com a adesão de proprietários de terra, comerciantes e membros da elite local que não estavam interessados em abolir a escravidão.


C) Incorreta – Os insurgentes conseguiram dominar Pernambuco por um breve período, mas a revolução não se estendeu de forma significativa ao norte da colônia nem focou em decretar o fim dos privilégios de Companhias comerciais. A revolta foi mais restrita a Pernambuco e seus objetivos eram mais radicais, estando relacionados propriamente à independência e à criação de um governo republicano.


D) Correta – A Revolução Pernambucana de 1817 tinha como principais objetivos a independência de Pernambuco e a criação de uma república. O movimento reuniu diferentes setores da sociedade pernambucana, incluindo proprietários de terras, comerciantes e membros das camadas populares. Houve uma ampla mobilização social em torno da ideia de um governo republicano e “democrático", o que caracteriza a revolução como um movimento emancipacionista e plural. Contudo, é importante salientar que em nenhum momento os líderes do movimento, que eram membros da elite, almejavam instituir o fim da escravidão. Portanto, o caráter "democrático", entre aspas, do movimento deve ser considerado com ressalvas.


E) Incorreta – Não há evidências de que os revolucionários tenham implantado um "governo de terror" ou ameaçado diretamente os direitos dos pequenos proprietários. Pelo contrário, a revolução buscava estabelecer um governo republicano baseado em princípios mais liberais. A ideia de terror não se alinha com os objetivos e as ações dos líderes da revolta, que eram em sua maioria membros da elite e, automaticamente, defensores da propriedade privada.


Gabarito – Letra D


Referência:


Andrade, Breno Gontijo. "Duzentos anos de 1817: caminhos historiográficos e algumas discussões sobre a Revolução Pernambucana." OPSIS 17.1 (2017): 121-134.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo