Questão 30618764-57
Prova:
Disciplina:
Assunto:
A forma original de John Lennon da Silva reinterpretar a coreografia de A morte do cisne
demonstra que
A forma original de John Lennon da Silva reinterpretar a coreografia de A morte do cisne
demonstra que
O solo A morte do cisne, criado em 1905 pelo russo Mikhail Fokine a partir da música
do compositor francês Camille Saint-Saens, retrata o último voo de um cisne antes de
morrer. Na versão original, uma bailarina com figurino impecavelmente branco e na ponta
dos pés interpreta toda a agonia da ave se debatendo até desfalecer.
Em 2012, John Lennon da Silva, de 20 anos, morador do bairro de São Mateus, na
Zona Leste de São Paulo, elaborou um novo jeito de dançar a coreografia imortalizada
pela bailarina Anna Pavlova. No lugar de um colã e das sapatilhas, vestiu calça jeans,
camiseta e tênis. Em vez de balé, trouxe o estilo popping da street dance. Sua
apresentação inovadora de A morte do cisne, que foi ao ar no programa Se ela dança, eu
danço, virou hit no YouTube.
Disponível em: www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 18 jun. 2019 (adaptado).
O solo A morte do cisne, criado em 1905 pelo russo Mikhail Fokine a partir da música
do compositor francês Camille Saint-Saens, retrata o último voo de um cisne antes de
morrer. Na versão original, uma bailarina com figurino impecavelmente branco e na ponta
dos pés interpreta toda a agonia da ave se debatendo até desfalecer.
Em 2012, John Lennon da Silva, de 20 anos, morador do bairro de São Mateus, na
Zona Leste de São Paulo, elaborou um novo jeito de dançar a coreografia imortalizada
pela bailarina Anna Pavlova. No lugar de um colã e das sapatilhas, vestiu calça jeans,
camiseta e tênis. Em vez de balé, trouxe o estilo popping da street dance. Sua
apresentação inovadora de A morte do cisne, que foi ao ar no programa Se ela dança, eu
danço, virou hit no YouTube.
Disponível em: www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 18 jun. 2019 (adaptado).
A
a composição da coreografia foi influenciada pela escolha do figurino.
B
a criação artística é beneficiada pelo encontro de modelos oriundos de diferentes
realidades socioculturais.
C
a variação entre os modos de dançar uma mesma música evidencia a hierarquia
que marca manifestações artísticas.
D
a formação erudita, à qual o dançarino não teve acesso, resulta em artistas que
só conhecem a estética da arte popular.
E
a interpretação, por homens, de coreografias originalmente concebidas para
mulheres exige uma adaptação complexa.
Gabarito comentado
Isabel VegaMestra em Letras na UFRJ, Coordenadora e Professora Aposentada de Português do Colégio Pedro II-RJ