Questão 2e65e324-d8
Prova:FGV 2014
Disciplina:Atualidades
Assunto:Trabalho, Transporte, Previdência e outras Questões Sociais, Questões Sociais

Cerca de 805 milhões de pessoas no mundo, uma em cada nove, sofrem de fome, de acordo com um novo relatório das Nações Unidas divulgado hoje [16/09/2014]. O relatório é publicado anualmente pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Programa Mundial de Alimentos (PAM).

http://www.fao.org/news/story/pt/item/243923/icode/

Sobre a fome no mundo atual, é correto afirmar:

A
O aumento global do número de pessoas com fome registrado na última década é um dos resultados mais perversos do processo de globalização em curso.
B
Na África subsaariana, mais de uma em cada quatro pessoas permanecem cronicamente desnutridas, enquanto na Ásia, região mais populosa do mundo, vive a maioria dos desnutridos.
C
Nos países em desenvolvimento, inexistem estratégias de combate à fome ou redes de proteção social para os mais vulneráveis, pois eles não possuem estruturas estatais capazes de atuar nesse sentido.
D
Crises econômicas sequenciais, baixa produtividade agrícola e pobreza explicam por que a América Latina é a região do planeta que mais padece de insegurança alimentar.
E
Entre todos os países em desenvolvimento, apenas o Brasil vai atingir a meta dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) de zerar os casos de fome até 2015.

Gabarito comentado

B
Bruno MendesMonitor do Qconcursos

Tema central: Fome no mundo – distribuição regional e desafios globais.

O assunto fome é recorrente em Atualidades e fundamental para cargos administrativos, porque envolve análise de dados sociodemográficos, políticas públicas e compreensão de metas internacionais, como os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) da ONU e relatórios da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura).

Justificativa da Alternativa Correta (B):

“Na África subsaariana, mais de uma em cada quatro pessoas permanecem cronicamente desnutridas, enquanto na Ásia, região mais populosa do mundo, vive a maioria dos desnutridos.”

- Fundamentação teórica: A FAO confirma: na África Subsaariana, a prevalência de subnutrição sempre esteve acima de 25%. Já a Ásia abriga, em valores absolutos, o maior número de desnutridos, pois é a região mais populosa do planeta.

- Estratégia de resolução: Atente para palavras de quantificação (“mais de uma em cada quatro”, “maioria dos desnutridos”), que direcionam corretamente a análise de dados.

Análise Crítica das Alternativas Incorretas:

A) “O aumento global do número de pessoas com fome...” Incorreta: Houve diminuição no número de famintos na última década segundo a FAO.

C) “Inexistem estratégias de combate à fome…” Errado: Muitos países em desenvolvimento possuem ações, programas e redes de proteção contra a fome (ex: Bolsa Família no Brasil).

D) “A América Latina é a região do planeta que mais padece de insegurança alimentar.” Falso: A América Latina foi reconhecida como a 1ª região a alcançar as metas de redução da fome da ONU.

E) “Apenas o Brasil vai atingir a meta dos ODM…” Incorreta: Outros países também avançaram, e o Brasil nunca atingiu “zero fome”, apenas reduziu significativamente a insegurança alimentar.

Dicas de prova: Fique atento a afirmações extremas (inexistem, apenas, sempre, nunca), pois costumam ser pegadinhas. Interprete dados, busque base em relatórios internacionais e desconfie de generalizações.

Caso se depare com tabelas e percentuais, lembre que quantidade absoluta (número de pessoas) não é igual à percentual relativo (proporção da população) — a Ásia tem mais famintos, mas a África Subsaariana lidera em proporção.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo