Questão 2df99bb3-3f
Prova:PUC - RS 2012
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

INSTRUÇÃO: Para responder à questão 34, leia os textos e as afrmativas, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) e F (falso).


Texto 1

“João Grande vem vindo para o trapiche. O vento quer impedir seus passos e ele se curva todo, resistindo contra o vento que levanta a areia. Ele foi à Porta do Mar beber um trago de cachaça com o Querido-de-Deus, que chegou hoje dos mares do Sul, de uma pescaria. O Querido-de-Deus é o mais célebre capoeirista da cidade. Quem não o respeita na Bahia? No jogo de capoeira de Angola ninguém pode se medir com o Querido-de-Deus, nem mesmo Zé Moleque, que deixou fama no Rio de Janeiro. O Querido-de-Deus contou as novidades e avisou que no dia seguinte apareceria no trapiche para continuar as lições de capoeira que Pedro Bala, João Grande e o Gato tomam.”
(Capitães da Areia, Jorge Amado – excerto)

Texto 2


“– Qué apanhá sordado?
– O quê?
– Qué apanhá?
Pernas e cabeças na calçada”
(“O Capoeira”, Oswald de Andrade)


Texto 3

“Seja de noite ou de dia
não importa o lugar
quando toca o berimbau
dá vontade de jogar

Na roda de capoeira
todos têm o seu valor
eu respeito um aluno
quanto mais um professor”
(“Capoeira que tem sangue na veia” – canção de roda de capoeira, autor desconhecido)

Sobre os textos, afrma-se:


( ) No texto 1, a capoeira é o instrumento que confere destaque a um personagem marginalizado.

( ) No texto 2, Oswald de Andrade relaciona capoeira a violência, usando linguagem de acentuada ora- lidade.

( ) No texto 3, a capoeira traz um contexto não discriminatório.

( ) Os “Capitães da Areia”, embora pouco mais que meninos, apresentam atitudes e hábitos de adultos.


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A
F – V – F – V
B
V – V – V – V
C
F – F – V – F
D
V – V – F – V
E
F – F – F – F

Gabarito comentado

Verônica FerreiraProfessora de Português

A capoeira é vista como uma forma de defesa e status dentro da marginalidade. Isto pode ser conferido com o personagem Querido-de-Deus. Por ser capoeirista, ele é conhecido em toda a Bahia. Oswald de Andrade usa linguagem coloquial para registrar o confronto entre um capoeirista e um soldado, marcado pela violência do confronto (detalhe para o verso “pernas e cabeças na calçada”. No texto 3, não há discriminação entre professor e aluno de capoeira, todos são vistos de maneira igual. Devido à vida sofrida, os meninos de “Capitães de Areia” têm comportamento de um adulto, marcado pela sobrevivência nas ruas da Bahia.


 Alternativa B.


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