Questão 2a61ae73-1c
Prova:FGV 2016
Disciplina:Atualidades
Assunto:Política, Política Internacional


Com relação ao referendo que consultou os cidadãos do Reino Unido a respeito da permanência ou saída de seu país da União Europeia (UE), realizado em junho de 2016, leia as afirmações a seguir.

I A consulta foi vinculante, na medida em que o resultado do referendo deve ser efetivado pelo Poder Executivo.

II O referendo foi uma promessa da campanha de 2015 do Partido Conservador, que se comprometeu em realizá-lo.

III A consulta dividiu a população: os mais jovens votando pela saída e os mais velhos pela permanência na UE.


Está correto o que se afirma em

A
II, apenas.
B
I e II, apenas.
C
I e III, apenas.
D
II e III, apenas.
E
I, II e III.

Gabarito comentado

G
Giulia FernandesMonitor do Qconcursos

O referendo realizado em junho de 2016 no Reino Unido sobre a permanência ou saída da União Europeia foi um marco histórico que gerou impacto não apenas no país, mas também na Europa e no mundo. As discussões acaloradas, as divisões na população e as consequências políticas e econômicas desse evento continuam a ser temas de debate e análise até os dias atuais. A consulta popular promovida pelo governo britânico teve desdobramentos significativos que vão além das fronteiras do Reino Unido.

 

O referendo do Brexit, como ficou conhecido, foi resultado de uma promessa de campanha feita pelo Partido Conservador durante as eleições de 2015. O então primeiro-ministro David Cameron se comprometeu a realizar a consulta popular caso seu partido vencesse as eleições, o que de fato aconteceu. No entanto, é importante ressaltar que o referendo não foi vinculante, ou seja, não era legalmente obrigatório seguir o resultado. O governo britânico decidiu honrar o resultado e acionar o Artigo 50 do Tratado de Lisboa, dando início ao processo de saída da UE. As divisões na população britânica foram evidentes, com diferentes faixas etárias e regiões do país demonstrando preferências distintas em relação ao Brexit.

 

Diagnóstico das afirmativas:

I - A afirmativa I está incorreta. O referendo do Brexit não era legalmente vinculante, e o governo britânico poderia ter optado por não seguir o resultado da consulta popular.

II - A afirmativa II está correta. O referendo foi uma promessa de campanha do Partido Conservador nas eleições de 2015, e o governo de David Cameron cumpriu essa promessa ao realizar a consulta em 2016.

III - A afirmativa III está incorreta. Embora tenha havido diferenças de opinião entre diferentes grupos demográficos, como os mais jovens e os mais velhos, as preferências em relação ao Brexit não foram tão simplificadas a ponto de uma faixa etária votar majoritariamente pela saída e outra pela permanência na UE.

 

O referendo do Brexit foi um evento histórico que dividiu profundamente a sociedade britânica e teve impactos significativos na política e na economia não só do Reino Unido, mas também da União Europeia.

 

Resposta: A

Gabarito do Professor: A

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo