Questão 2a46ccb2-1c
Prova:FGV 2016
Disciplina:História
Assunto:República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

Viva Vaia é um poema concreto publicado em 1972 e dedicado ao compositor Caetano Veloso, que havia sido vaiado por grande parte do público presente ao Teatro Tuca, no Festival Internacional da Canção de 1968. Desde então, em diversos momentos, o poema é utilizado com intuito de dar significação a episódios da cena política e cultural brasileira.


Sobre o contexto de sua elaboração, podemos afirmar que se trata

A
de um período de contestações à Ditadura Militar, de ampliação das liberdades democráticas no país e de intensa efervescência cultural.
B
do momento da deposição do presidente João Goulart e da intensificação da repressão cultural.
C
da radicalização política do movimento estudantil contra a Ditadura Militar e de utilização da cultura como expressão política.
D
do descontentamento dos jovens com o conservadorismo da música popular brasileira durante a Ditadura Militar.
E
do momento de aceitação das ações repressivas da Ditadura Militar por meio da música e da poesia.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Sobre o texto e imagem associados e o contexto de sua produção buscamos a opção correta. 
A) O período ditatorial militar foi caracterizado pela redução gradativa e constante das liberdades democráticas, enquanto a efervescência cultural foi em parte derivada dos anseios de liberdade de expressão e lita contra o regime. 

B) A deposição de João Goulart marca o início do período ditatorial e ocorreu em 1964 quase uma década antes da publicação do poema de 1972. 
C) No ano de 1972 o processo de remoção de liberdades democráticas estava se aprofundando, porém não havia atingido ainda seu ápice, os estudantes estavam na vanguarda da mobilização política contra o regime e a cultura havia se tornado um dos poucos canais de expressão e comunicação de vozes contrárias. 
D) O episódio da vaia a Caetano ocorreu exatamente ao contrário sendo o artista vaiado por discursar contra o conservadorismo do público que com frequência estranhava as proposições artísticas do período.
 E) Estas ações de repressão que envolviam sequestro, torturas e ocultação de cadáveres eram fortemente condenadas pela maioria dos artistas da época. 

GABARITO DO PROFESSOR: C

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo