Questão 2a01fa48-1c
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Acrescentando-se ao teor dos versos “E que, no seu maligno ar imaturo, / ao
mesmo tempo saiba ser, não ser” os elementos do humor e da provocação,
obtém-se uma descrição aproximada, sobretudo,
Acrescentando-se ao teor dos versos “E que, no seu maligno ar imaturo, / ao
mesmo tempo saiba ser, não ser” os elementos do humor e da provocação,
obtém-se uma descrição aproximada, sobretudo,
Oficina Irritada
Eu quero compor um soneto durocomo poeta algum ousara escrever.Eu quero pintar um soneto escuro,seco, abafado, difícil de ler.
Quero que meu soneto, no futuro,não desperte em ninguém nenhum prazer.E que, no seu maligno ar imaturo,ao mesmo tempo saiba ser, não ser.
Esse meu verbo antipático e impurohá de pungir, há de fazer sofrer,tendão de Vênus sob o pedicuro.
Ninguém o lembrará: tiro no muro,cão mijando no caos, enquanto Arcturo,claro enigma, se deixa surpreender.
Carlos Drummond de Andrade, Claro enigma.
Oficina Irritada
Eu quero compor um soneto duro
como poeta algum ousara escrever.
Eu quero pintar um soneto escuro,
seco, abafado, difícil de ler.
Quero que meu soneto, no futuro,
não desperte em ninguém nenhum prazer.
E que, no seu maligno ar imaturo,
ao mesmo tempo saiba ser, não ser.
Esse meu verbo antipático e impuro
há de pungir, há de fazer sofrer,
tendão de Vênus sob o pedicuro.
Ninguém o lembrará: tiro no muro,
cão mijando no caos, enquanto Arcturo,
claro enigma, se deixa surpreender.
Carlos Drummond de Andrade, Claro enigma.
A
da personagem Jão Fera, de Til.
B
do narrador das Memórias póstumas de Brás Cubas.
C
da personagem João Romão, de O cortiço.
D
do narrador de Capitães da Areia.
E
a personagem Augusto Matraga, de “A hora e vez de Augusto Matraga”.