Questão 29eeb6b4-d9
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Computador vence humano em Go, jogo mais
complexo que xadrez
Um computador, enfim, bateu um humano em
Go, jogo chinês conhecido por ser um dos mais
complexos do mundo. A ideia é simples: peças
são colocadas sobre os pontos formados no
tabuleiro, se você cerca uma ou mais pedras
adversárias, elas se tornam suas. Nenhuma peça
se mexe, apenas novas são adicionadas. O ponto
é que a grande quantidade de casas no tabuleiro
aumenta muito as possibilidades de estratégias do
jogo - uma partida pode ter mais resultados do que
a quantidade de átomos estimados no universo -,
o que torna quase impossível um computador
calcular as melhores jogadas. Ou melhor, tornava.
O Google acredita que esse desafio vai ficar no
passado. A empresa afirma ter inventado uma
máquina que é praticamente imbatível no jogo.
Para conseguir fazer um computador que
performasse bem em Go, os programadores não
ensinaram a máquina a seguir as regras, eles
ensinaram a máquina a pensar. O jogador
robótico, chamado de AlphaGo, tem um software
que consegue interpretar padrões em um sistema
que tenta simular o aprendizado humano. O robô
estudou 30 milhões de jogadas feitas por
especialistas e depois foi colocado contra 50
outros computadores, gerando novas análises ao
final de cada partida. Na prática, esse tipo de
estudo pode ser utilizado em qualquer ocasião,
seja em outros jogos ou até mesmo fora do
tabuleiro, analisando padrões em exames médicos
ou repetições notadas em mudanças climáticas e
econômicas, por exemplo.
(Disponível em:
https://super.abril.com.br/tecnologia/computador-vencehumano-em-go-jogo-mais-complexo-que-xadrez/
Acesso em: 24 set. 2018.)
Considere o trecho da reportagem destacado em
negrito. De acordo com este trecho da
reportagem, o desenvolvimento do jogador
robótico “AlphaGo” foi baseado na seguinte
tecnologia:
Computador vence humano em Go, jogo mais
complexo que xadrez
Um computador, enfim, bateu um humano em
Go, jogo chinês conhecido por ser um dos mais
complexos do mundo. A ideia é simples: peças
são colocadas sobre os pontos formados no
tabuleiro, se você cerca uma ou mais pedras
adversárias, elas se tornam suas. Nenhuma peça
se mexe, apenas novas são adicionadas. O ponto
é que a grande quantidade de casas no tabuleiro
aumenta muito as possibilidades de estratégias do
jogo - uma partida pode ter mais resultados do que
a quantidade de átomos estimados no universo -,
o que torna quase impossível um computador
calcular as melhores jogadas. Ou melhor, tornava.
O Google acredita que esse desafio vai ficar no
passado. A empresa afirma ter inventado uma
máquina que é praticamente imbatível no jogo.
Para conseguir fazer um computador que
performasse bem em Go, os programadores não
ensinaram a máquina a seguir as regras, eles
ensinaram a máquina a pensar. O jogador
robótico, chamado de AlphaGo, tem um software
que consegue interpretar padrões em um sistema
que tenta simular o aprendizado humano. O robô
estudou 30 milhões de jogadas feitas por
especialistas e depois foi colocado contra 50
outros computadores, gerando novas análises ao
final de cada partida. Na prática, esse tipo de
estudo pode ser utilizado em qualquer ocasião,
seja em outros jogos ou até mesmo fora do
tabuleiro, analisando padrões em exames médicos
ou repetições notadas em mudanças climáticas e
econômicas, por exemplo.
(Disponível em:
https://super.abril.com.br/tecnologia/computador-vencehumano-em-go-jogo-mais-complexo-que-xadrez/
Acesso em: 24 set. 2018.)
Considere o trecho da reportagem destacado em
negrito. De acordo com este trecho da
reportagem, o desenvolvimento do jogador
robótico “AlphaGo” foi baseado na seguinte
tecnologia:
A
wi-fi.
B
inteligência artificial.
C
android.
D
pen-drive.
E
bluetooth.