Questão 2979321c-d9
Prova:IF-TM 2018
Disciplina:Matemática
Assunto:Aritmética e Problemas, Porcentagem

Na corrida em direção à presidência da república, cada partido lança o seu candidato. Conforme os resultados das pesquisas, durante as campanhas, os partidos começam articular possíveis alianças em troca de representatividade, barganhando cargos no governo do possível candidato vencedor. Suponha que, no fictício país Maravilha, a eleição presidencial seja decidida no segundo turno entre os candidatos Juca M. e Castro F., cujas intenções de voto são respectivamente 42% e 38% dos votos válidos. Suponhamos ainda que todos os eleitores que não votaram em nenhum desses candidatos no primeiro turno apoiem e votem nos políticos indicados por seus candidatos no segundo turno e que as pesquisas indiquem as seguintes informações:
- Kako Boa Nova obteve 10% dos votos válidos;
- Jandira D. obteve 8% dos votos válidos;
- Votos brancos e nulos somam 2% dos votos.
Sabendo que 100% dos eleitores que apoiaram os candidatos Kako Boa Nova e Jandira D. continuem apoiando o candidato indicado por eles, considerando que Juca M. e Castro F. continuem podendo contar com o mesmo apoio dos eleitores do primeiro turno e que, para ser eleito, o candidato precise ter mais de 50% dos votos válidos, podemos afirmar que

A
Castro F. será eleito se receber os votos dos eleitores de Jandira D.
B
basta os eleitores de Jandira D. votarem em Juca M. para que ele se torne o novo presidente de Maravilha.
C
somente se os eleitores de Kako Boa Nova apoiarem Castro F., ele terá possibilidade de se tornar o novo presidente de Maravilha.
D
se os eleitores de Kako Boa nova e de Jandira D. votarem em Juca M., ele se tornará o presidente de Maravilha.
E
Juca M. não será eleito mesmo que receba, no segundo turno, todos os votos dos eleitores de Kako Boa Nova.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo