TEXTO I
TOHAKU, H. Floresta de pinheiros. Nanquim sobre papel, 1,56 m x
3,47 m.
Museu Nacional de Tóquio, Japão, 1595.
Disponível em: https://medium.com. Acesso em: 19 jun. 2019.
TEXTO II
Arte japonesa
O zen (chán, em chinês) enfatiza a autoconfiança
e a meditação, rejeitando os estudos tradicionais das
escrituras budistas e a realização de complicados rituais.
O zen foi introduzido no Japão no século XIII por monges
japoneses que viajaram à China a fim de estudar as mais
recentes doutrinas. A simplicidade e a autodisciplina
rígida ensinadas pelos mestres zen atraíram a classe
dos samurais (guerreiros), e muitos templos zen foram
construídos no Japão entre os séculos XIII e XV.
ARICHI, M. In: FARTHING, S. (Ed.). Tudo sobre arte. Rio de Janeiro:
Sextante, 2011 (adaptado).
A obra Floresta de pinheiros, do artista Hasegawa Tohaku,
expressa influências do zen-budismo ao
TEXTO I
TOHAKU, H. Floresta de pinheiros. Nanquim sobre papel, 1,56 m x 3,47 m.
Museu Nacional de Tóquio, Japão, 1595.
Disponível em: https://medium.com. Acesso em: 19 jun. 2019.
TEXTO II
Arte japonesa
O zen (chán, em chinês) enfatiza a autoconfiança e a meditação, rejeitando os estudos tradicionais das escrituras budistas e a realização de complicados rituais. O zen foi introduzido no Japão no século XIII por monges japoneses que viajaram à China a fim de estudar as mais recentes doutrinas. A simplicidade e a autodisciplina rígida ensinadas pelos mestres zen atraíram a classe dos samurais (guerreiros), e muitos templos zen foram construídos no Japão entre os séculos XIII e XV.
ARICHI, M. In: FARTHING, S. (Ed.). Tudo sobre arte. Rio de Janeiro:
Sextante, 2011 (adaptado).
A obra Floresta de pinheiros, do artista Hasegawa Tohaku,
expressa influências do zen-budismo ao