A caolha
A caolha era uma mulher magra, alta, macilenta, peito
fundo, busto arqueado, braços compridos, delgados,
largos nos cotovelos, grossos nos pulsos; mãos grandes,
ossudas, estragadas pelo reumatismo e pelo trabalho;
unhas grossas, chatas e cinzentas, cabelo crespo, de
uma cor indecisa entre o branco sujo e o louro grisalho,
desse cabelo cujo contato parece dever ser áspero e
espinhento; boca descaída, numa expressão de desprezo,
pescoço longo, engelhado, como o pescoço dos urubus;
dentes falhos e cariados. O seu aspecto infundia terror às
crianças e repulsão aos adultos; não tanto pela sua altura
e extraordinária magreza, mas porque a desgraçada tinha
um defeito horrível: haviam-lhe extraído o olho esquerdo;
a pálpebra descera mirrada, deixando, contudo, junto
ao lacrimal, uma fístula continuamente porejante.
Era essa pinta amarela sobre o fundo denegrido da
olheira, era essa destilação incessante de pus que a
tornava repulsiva aos olhos de toda a gente.
ALMEIDA, J. L. In: COSTA, F. M. (org.). Os melhores contos brasileiros
de todos os tempos.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
Que procedimento composicional o narrador utiliza para
caracterizar a aparência da personagem?
A caolha
A caolha era uma mulher magra, alta, macilenta, peito fundo, busto arqueado, braços compridos, delgados, largos nos cotovelos, grossos nos pulsos; mãos grandes, ossudas, estragadas pelo reumatismo e pelo trabalho; unhas grossas, chatas e cinzentas, cabelo crespo, de uma cor indecisa entre o branco sujo e o louro grisalho, desse cabelo cujo contato parece dever ser áspero e espinhento; boca descaída, numa expressão de desprezo, pescoço longo, engelhado, como o pescoço dos urubus; dentes falhos e cariados. O seu aspecto infundia terror às crianças e repulsão aos adultos; não tanto pela sua altura e extraordinária magreza, mas porque a desgraçada tinha um defeito horrível: haviam-lhe extraído o olho esquerdo; a pálpebra descera mirrada, deixando, contudo, junto ao lacrimal, uma fístula continuamente porejante. Era essa pinta amarela sobre o fundo denegrido da olheira, era essa destilação incessante de pus que a tornava repulsiva aos olhos de toda a gente.
ALMEIDA, J. L. In: COSTA, F. M. (org.). Os melhores contos brasileiros
de todos os tempos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
Que procedimento composicional o narrador utiliza para
caracterizar a aparência da personagem?