Em “ser negro num país que aboliu a escravidão,
mas não fez com que a liberdade viesse acompanhada
dos direitos de cidadania pelos quais temos
lutado desde então” (linhas 8-11), observa-se uma figura
de linguagem denominada
Gabarito comentado
As figuras de linguagem são construções que extrapolam o sentido denotativo, ou seja, estão além dos sentidos que as palavras têm no dicionário. Vejamos o fragmento destacado no enunciado para verificarmos a figura de linguagem presente:
Fragmento: ““ser negro num país que aboliu a escravidão, mas não fez com que a liberdade viesse acompanhada dos direitos de cidadania pelos quais temos lutado desde então" (linhas 8-11)".
Se o país “aboliu a escravidão", mas “não fez com que" esta viesse acompanhada de liberdade, note que são atribuídas à pátria ações de pessoas. Quem abole algo é o homem, não um local. Por essa razão, a figura de linguagem presente é a PERSONIFICAÇÃO, pois são dadas a seres inanimados características e ações humanas.
Vejamos as opções para maiores esclarecimentos:
A) antífrase.
ERRADA.
Antífrase ou ironia é a figura de linguagem identificada pelo efeito do sarcasmo, quando se explicita o contrário do que realmente se pensa, o qual está implícito. No fragmento em destaque, o que está explícito (“país que aboliu a escravidão") é exatamente o que se passa ou pensa, ou seja, a verdade. Na ironia, há o contraste entre o explícito e o implícito, produzindo o riso ou o sarcasmo.
B) hipérbole.
ERRADA.
A hipérbole é a figura de linguagem identificada pelo efeito de exagero, o que não se nota no fragmento em questão.
C) metonímia.
ERRADA.
A metonímia é a figura de linguagem conhecida pela relação de contiguidade, ou mais especificamente, pela relação “parte-todo". Embora o país seja o local de seus cidadãos, observe que não há troca entre parte e todo, pois há igualdade entre o local (país) e povo (cidadãos), cuja equivalência expressa o todo, e não a parte que pode simbolizá-lo. Chega a ser uma equivalência política: país + população = pátria. Além disso, tal equivalência só é possível pela personificação de “país".
D) personificação.
CORRETA.
Como bem se sabe, a personificação ocorre porque ao país é dada a função de possibilitar a abolição, o que, denotativamente, seria uma ação própria dos homens.
Resposta: D