Em “Lembrou-se das suas cousas de tupi” (linha
26), o emprego da forma “cousas” indica, em relação
ao personagem,
Gabarito comentado
Esta questão aborda o conteúdo “variedades linguísticas", uma vez que nos solicita a informação que uma palavra traz sobre o seu usuário. As palavras, quando variam, sofrem influências do local onde estamos (variedade diatópica), da época em que vivemos (variedade diacrônica), do contexto de comunicação (variedade diafásica), além da classe social e do nosso nível de escolaridade (variedade diastrática).
No fragmento em análise, a palavra “cousa" indica que o personagem Policarpo Quaresma a pronuncia de maneira diferente da pronúncia de hoje em dia. Sabendo que a história de Quaresma se passa no século XX, devido ao contexto do texto, reconhecemos que, de lá pra cá, houve influência da época na pronúncia e na escrita dessa palavra, que passou a ter o “u" substituído por “i". Essa mesma variação ocorreu também entre “loura" e “loira", por exemplo.
Então, ao proferir “cousa", o personagem dá informação sobre o tempo em que viveu.
Vejamos as opções:
A) sua época.
CORRETA.
Se a palavra determina o tempo em que era registrada e pronunciada, então ela determina a época de uso. Tem-se aqui um exemplo de variedade diacrônica, tal como se mencionou em relação aos tipos de variedades linguísticas.
B) sua origem estrangeira.
ERRADA.
Além de se identificar facilmente que “cousa" não mostra influência estrangeira, lembremos que o personagem protagonista, Policarpo Quaresma, é um nacionalista patriótico que repudiava, inclusive, o uso de estrangeirismos entre as palavras do idioma.
C) seu poliglotismo.
ERRADA.
O “poliglotismo" diz respeito a uma situação em que alguém fala vários idiomas. Não é pelo uso da palavra “cousa" que se pode reconhecer que o personagem fala outras línguas, além do Português, até porque a informação que esse termo passa é a de tempo, como já se explicou.
D) sua nacionalidade indígena.
ERRADA.
Não há relação da palavra em análise com a nacionalidade do personagem, pois ela não diz do seu lugar de origem.
Resposta: A