Questão 224bcbb1-65
Prova:
Disciplina:
Assunto:
No excerto do cordel, o eu lírico manifesta inquietação equivalente a uma preocupação central e recorrente na história
da filosofia, desde suas origens, qual seja:
No excerto do cordel, o eu lírico manifesta inquietação equivalente a uma preocupação central e recorrente na história
da filosofia, desde suas origens, qual seja:
E se esse tal futuro
for pior do que o presente
E se for melhor parar
do que caminhar pra frente
E se o amor for dor
E se todo sonhador
não passar de um pobre louco
E se eu desanimar,
Se eu parar de sonhar
queda a queda, pouco a pouco.
(Bráulio Bessa. “Se”. In: Poesia que transforma, 2018.)
E se esse tal futuro
for pior do que o presente
E se for melhor parar
do que caminhar pra frente
E se o amor for dor
E se todo sonhador
não passar de um pobre louco
E se eu desanimar,
Se eu parar de sonhar
queda a queda, pouco a pouco.
(Bráulio Bessa. “Se”. In: Poesia que transforma, 2018.)
A
a identificação de princípios reveladores da virtude.
B
a fundamentação do conhecimento na experiência empírica.
C
o desenvolvimento de critérios de organização da linguagem.
D
o questionamento contínuo para a compreensão da
realidade.
E
a busca ininterrupta da verdade plena e absoluta.
Gabarito comentado
Rodrigo Teixeira de SiqueiraFormado em Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor de Literatura Brasileira e especialista em revisão de texto.
Essa é uma questão que exigia do concursando uma boa habilidade de
interpretação textual e, para respondê-la bem, era preciso, antes de tudo,
atentar para a estrutura das orações que compõem o cordel, o qual é basicamente
feito de orações cujos verbos estão no tempo futuro do modo subjuntivo
("se esse tal futuro for pior", "se for melhor
parar", "e se o amor for dor" etc), os quais indicam
eventos e circunstâncias futuras que podem vir a ocorrer, mas são incertas.
Além disso, é preciso, também, que se atente ao fato de que todas as orações estão em forma de pergunta, o que já indica que elas trazem em si questionamentos. O autor, gozando de liberdade poética e de estilo, não pontua nenhuma das orações, mas toda estrutura iniciada por "e se" no cordel encerra uma questão vital e de pensamento profundo diante da realidade. Tanto é assim que basicamente nenhuma das perguntas possui uma resposta imediata correta – como responder objetivamente a "E se todo sonhador / não passar de um pobre louco"? O excerto do cordel é composto de uma sequência de questionamentos que, tanto por seu sentido profundo e subjetivo como pelos seus aspectos estruturais, só podem encontrar correspondência na alternativa D.
Gabarito do Professor: Letra D.
Além disso, é preciso, também, que se atente ao fato de que todas as orações estão em forma de pergunta, o que já indica que elas trazem em si questionamentos. O autor, gozando de liberdade poética e de estilo, não pontua nenhuma das orações, mas toda estrutura iniciada por "e se" no cordel encerra uma questão vital e de pensamento profundo diante da realidade. Tanto é assim que basicamente nenhuma das perguntas possui uma resposta imediata correta – como responder objetivamente a "E se todo sonhador / não passar de um pobre louco"? O excerto do cordel é composto de uma sequência de questionamentos que, tanto por seu sentido profundo e subjetivo como pelos seus aspectos estruturais, só podem encontrar correspondência na alternativa D.
Gabarito do Professor: Letra D.