Questão 215eb788-d5
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Analise o fragmento de um poema, transcrito abaixo.
Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!
Se é loucura... se é verdade!
Tanto horror perante os céus...
Ó mar! Por que não apagas
Co’a esponja de tuas vagas
Do teu manto este borrão?...
Astros! noite! tempestades!
Rolai das imensidades!
Varrei os mares, tufão!...
Trata-se de um fragmento do poema Navio Negreiro,
da autoria de Castro Alves, em que se pode observar:
1) uma tendência da terceira geração dos poetas
românticos, que se interessam mais pelo conflito
entre liberdade e escravidão do que pela
idealização do amor.
2) uma produção poética envolvida com os
problemas sociais que afligiam a realidade da
época.
3) a disposição para entrar em interlocução com a
entidade divina ou com entidades supostamente
poderosas.
4) a posição do eu-lírico em relação ao tráfico de
escravos, a qual sintonizava com a parcela da
população que queria a extinção da escravidão,
mas de forma lenta e gradual.
Estão corretas:
Analise o fragmento de um poema, transcrito abaixo.
Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!
Se é loucura... se é verdade!
Tanto horror perante os céus...
Ó mar! Por que não apagas
Co’a esponja de tuas vagas
Do teu manto este borrão?...
Astros! noite! tempestades!
Rolai das imensidades!
Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!
Se é loucura... se é verdade!
Tanto horror perante os céus...
Ó mar! Por que não apagas
Co’a esponja de tuas vagas
Do teu manto este borrão?...
Astros! noite! tempestades!
Rolai das imensidades!
Varrei os mares, tufão!...
Trata-se de um fragmento do poema Navio Negreiro,
da autoria de Castro Alves, em que se pode observar:
1) uma tendência da terceira geração dos poetas românticos, que se interessam mais pelo conflito entre liberdade e escravidão do que pela idealização do amor.
2) uma produção poética envolvida com os problemas sociais que afligiam a realidade da época.
3) a disposição para entrar em interlocução com a entidade divina ou com entidades supostamente poderosas.
4) a posição do eu-lírico em relação ao tráfico de escravos, a qual sintonizava com a parcela da população que queria a extinção da escravidão, mas de forma lenta e gradual.
Estão corretas:
1) uma tendência da terceira geração dos poetas românticos, que se interessam mais pelo conflito entre liberdade e escravidão do que pela idealização do amor.
2) uma produção poética envolvida com os problemas sociais que afligiam a realidade da época.
3) a disposição para entrar em interlocução com a entidade divina ou com entidades supostamente poderosas.
4) a posição do eu-lírico em relação ao tráfico de escravos, a qual sintonizava com a parcela da população que queria a extinção da escravidão, mas de forma lenta e gradual.
Estão corretas:
A
1, 2, 3 e 4
B
1, 2 e 3 apenas
C
1, 3 e 4 apenas
D
2 e 3 apenas
E
2 e 4 apenas