Questão 1e949395-b5
Prova:UFV-MG 2018
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Referente ao filme de longa-metragem Central do Brasil, de Walter Salles, ASSINALE a alternativa correta.

A
O filme contrapõe as cidades brasileiras do Rio de Janeiro e Bom Jesus do Norte. A primeira é representada como urbana, rica, desenvolvida e repleta de oportunidades para os seus habitantes. Já a segunda é apresentada como rural, pobre, subdesenvolvida e sem perspectivas
B
A viagem de Dora e Josué do Rio de Janeiro a Bom Jesus do Norte tem como motivo a busca por Jesus, pai do menino. No entanto, a trajetória física também se reflete em uma trajetória interna de Dora: antes indiferente, torna-se ao longo da viagem sensível aos dramas alheios.
C
O filme, de estética realista, aborda problemas sociais brasileiros, como analfabetismo, desigualdade econômica, tráfico de órgãos, êxodo rural, entre outros. Nesse cenário, Dora, uma professora aposentada, escreve cartas na Central do Brasil a fim de auxiliar os brasileiros em seus dramas.
D
Josué é um menino natural de Bom Jesus do Norte que parte para o Rio de Janeiro a fim de conhecer o pai, que migrara para a capital carioca em busca de melhores condições econômicas. Chegando na Central do Brasil, Josué é auxiliado por Dora (professora aposentada e atual escritora de cartas), que irá levá-lo até seus irmãos

Gabarito comentado

R
Rômulo Nogueira Mentor QconcursosMonitor do Qconcursos

Tema central da questão: Interpretação de texto e coerência textual. Para solucionar questões com esse perfil, é imprescindível analisar o enunciado e as alternativas à luz das informações reais da obra e dos conceitos de lógica e consistência textual, conforme orienta a norma-padrão e os principais autores, a exemplo de Evanildo Bechara e Celso Cunha.

Justificativa – Alternativa Correta (B): A alternativa B reflete com fidelidade os acontecimentos do filme Central do Brasil: a viagem de Dora e Josué é motivada pela busca do pai do menino, o que desencadeia uma profunda transformação interna em Dora, que evolui de uma atitude indiferente para uma postura mais empática e sensível.

Essa leitura adequada da trajetória dos personagens demonstra domínio da coerência textual, pois há relação lógica entre o percurso físico e a mudança psicológica, conceito fundamentado por Cunha & Cintra: "O sentido profundo de um texto se constrói pelo encadeamento lógico das ideias e das experiências narradas."

Análise das alternativas incorretas:

A) Exagera e distorce o contraste entre Rio de Janeiro e Bom Jesus do Norte, qualificando um como “rico” e “cheio de oportunidades” e o outro como “sem perspectivas”. O filme apresenta nuances e evita essa polarização absoluta. Generalizar é erro comum em alternativas de pegadinha.

C) Apresenta tentativa de “abrangência excessiva”: o filme trata de desigualdade, mas não destaca tráfico de órgãos como elemento narrativo. Além disso, Dora não ajuda genuinamente seus clientes no início; ela é, inclusive, cética e pouco empática, o que nega o propósito do auxílio.

D) Inverte completamente a ordem dos acontecimentos. Josué não parte do interior para o Rio, mas já reside no Rio de Janeiro. O enredo se passa ao contrário: a viagem objetiva encontrar o pai de Josué no interior, após a morte da mãe.

Estratégias de prova: Ao ler alternativas, destaque palavras-chave que alteram o sentido (ex: “sem perspectivas”, “tráfico de órgãos”, “vai conhecer o pai no Rio”) e confira se estão de acordo com a narrativa do texto ou filme. Atenção redobrada a detalhes da trama evita erros por generalização ou inversão dos fatos.

Resumo da Regra: Questões de interpretação exigem do candidato a leitura cuidadosa e a compreensão do “implícito” – aquilo que está sugerido, mas não declarado abertamente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo