Questão 1dd6f02d-b0
Prova:
Disciplina:
Assunto:
O principal problema de Descartes pode ser formulado do seguinte modo: “Como poderemos garantir que o
nosso conhecimento é absolutamente seguro?” Como o cético, ele parte da dúvida; mas, ao contrário do cético,
não permanece nela. Na Meditação Terceira, Descartes afirma: “[...] engane-me quem puder, ainda assim jamais
poderá fazer que eu nada seja enquanto eu pensar que sou algo; ou que algum dia seja verdade eu não tenha
jamais existido, sendo verdade agora que eu existo [...]”
(DESCARTES. René. Meditações Metafísicas. Meditação Terceira, São Paulo: Nova Cultural, 1991. p. 182. Coleção Os Pensadores.)
Com base no enunciado e considerando o itinerário seguido por Descartes para fundamentar o conhecimento,
é correto afirmar:
O principal problema de Descartes pode ser formulado do seguinte modo: “Como poderemos garantir que o
nosso conhecimento é absolutamente seguro?” Como o cético, ele parte da dúvida; mas, ao contrário do cético,
não permanece nela. Na Meditação Terceira, Descartes afirma: “[...] engane-me quem puder, ainda assim jamais
poderá fazer que eu nada seja enquanto eu pensar que sou algo; ou que algum dia seja verdade eu não tenha
jamais existido, sendo verdade agora que eu existo [...]”
(DESCARTES. René. Meditações Metafísicas. Meditação Terceira, São Paulo: Nova Cultural, 1991. p. 182. Coleção Os Pensadores.)
Com base no enunciado e considerando o itinerário seguido por Descartes para fundamentar o conhecimento,
é correto afirmar:
A
Todas as coisas se equivalem, não podendo ser discerníveis pelos sentidos nem pela razão, já que ambos são falhos
e limitados, portanto o conhecimento seguro detém-se nas opiniões que se apresentam certas e indubitáveis.
B
O conhecimento seguro que resiste à dúvida apresenta-se como algo relativo, tanto ao sujeito como às próprias
coisas que são percebidas de acordo com as circunstâncias em que ocorrem os fenômenos observados.
C
Pela dúvida metódica, reconhece-se a contingência do conhecimento, uma vez que somente as coisas percebidas
por meio da experiência sensível possuem existência real.
D
A dúvida manifesta a infinita confusão de opiniões que se pode observar no debate perpétuo e universal sobre o
conhecimento das coisas, sendo a existência de Deus a única certeza que se pode alcançar.
E
A condição necessária para alcançar o conhecimento seguro consiste em submetê-lo sistematicamente a
todas as possibilidades de erro, de modo que ele resista à dúvida mais obstinada.
Estatísticas
Aulas sobre o assunto
- •
Santo Agostinho e a Cidade de Deus
Filosofia Medieval
2 aulas
São Tomás e a Filosofia Medieval
Filosofia Medieval
2 aulas
Filosofia e Conhecimento
O que é a Filosofia
2 aulas
O Fazer Filosófico
O que é a Filosofia
2 aulas
A Origem da Filosofia
O que é a Filosofia
2 aulas
Hume e o Empirismo
Filosofia e Modernidade
2 aulas
O Método dos Modernos: Causalidade, Indução, Evidências
Filosofia e Modernidade
2 aulas
Descartes e a dúvida como método
Filosofia e Modernidade
2 aulas
Os Pré-Socráticos
Filosofia e a Grécia Antiga
2 aulas
Sócrates e a Maiêutica
Filosofia e a Grécia Antiga
1 aulas
Platão e o Mundo das Ideias
Filosofia e a Grécia Antiga
3 aulas
A filosofia helenística
Filosofia e a Grécia Antiga
3 aulas
Aristóteles, entre a física e a metafísica
Filosofia e a Grécia Antiga
3 aulas
Mito e Filosofia
Filosofia e a Grécia Antiga
1 aulas
Filosofia e Modernidade
6 aulas
Filosofia Medieval
4 aulas
O que é a Filosofia
6 aulas
Filosofia e a Grécia Antiga
13 aulas