Questão 1a0acbdf-4b
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Se observarmos o maxixe brasileiro, a beguine da
Martinica, o danzón de Santiago de Cuba e o ragtime
norte-americano, vemos que todos são adaptações
da polca. A diferença de resultado se deve ao sotaque
inerente à música de cada colonizador (português,
espanhol, francês e inglês) e, em alguns casos, a uma
maior influência da música religiosa.
CAZES, H. Choro: do quintal ao Municipal. São Paulo: Editora 34, 1998 (adaptado).
Além do sotaque inerente à música de cada colonizador
e da influência religiosa, que outro elemento auxiliou a
constituir os gêneros de música popular citados no texto?
Se observarmos o maxixe brasileiro, a beguine da
Martinica, o danzón de Santiago de Cuba e o ragtime
norte-americano, vemos que todos são adaptações
da polca. A diferença de resultado se deve ao sotaque
inerente à música de cada colonizador (português,
espanhol, francês e inglês) e, em alguns casos, a uma
maior influência da música religiosa.
CAZES, H. Choro: do quintal ao Municipal. São Paulo: Editora 34, 1998 (adaptado).
Além do sotaque inerente à música de cada colonizador
e da influência religiosa, que outro elemento auxiliou a
constituir os gêneros de música popular citados no texto?
A
A região da África de origem dos escravos, trazendo
tradições musicais e religiosas de tribos distintas.
B
O relevo dos países, favorecendo o isolamento de
comunidades, aumentando o número de gêneros
musicais surgidos.
C
O conjunto de portos, que favorecem o trânsito de
diferentes influências musicais e credos religiosos.
D
A agricultura das regiões, pois o que é plantado exerce
influência nas canções de trabalho durante o plantio.
E
O clima dos países em questão, pois as temperaturas
influenciam na composição e vivacidade dos ritmos.
Gabarito comentado
Isabel VegaMestra em Letras na UFRJ, Coordenadora e Professora Aposentada de Português do Colégio Pedro II-RJ