Questão 19f0d625-4b
Prova:
Disciplina:
Assunto:
O termo Foco equivale ao ponto de concentração
I
do ator. O nível de concentração é determinado pelo
envolvimento com o problema a ser solucionado.
Tomemos o exemplo do jogo teatral Cabo de Guerra:
o Foco desse jogo reside em dar realidade ao objeto,
que nesse caso é a corda imaginária. A dupla de
jogadores no palco mobiliza toda sua atenção
e energia para dar realidade à corda. Quando a
concentração é plena, a dupla sai do jogo com toda
evidência de ter realmente jogado o Cabo de Guerra
— sem fôlego, com dor nos músculos do braço etc.
A plateia observa em função do Foco.
KOUDELA, I. D. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1990.
De acordo com o texto, a autora argumenta que o uso
do foco da cena teatral permite
O termo Foco equivale ao ponto de concentração I do ator. O nível de concentração é determinado pelo envolvimento com o problema a ser solucionado. Tomemos o exemplo do jogo teatral Cabo de Guerra: o Foco desse jogo reside em dar realidade ao objeto, que nesse caso é a corda imaginária. A dupla de jogadores no palco mobiliza toda sua atenção e energia para dar realidade à corda. Quando a concentração é plena, a dupla sai do jogo com toda evidência de ter realmente jogado o Cabo de Guerra — sem fôlego, com dor nos músculos do braço etc. A plateia observa em função do Foco.
KOUDELA, I. D. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1990.
De acordo com o texto, a autora argumenta que o uso
do foco da cena teatral permite
A
transformar um objeto imaginário em um objeto
concreto, produzindo sobre o espectador uma
sensação igual à que ele teria em um espetáculo
de mágica.
B
produzir sobre a plateia, por meio do envolvimento
dos atores, imagens e/ou situações capazes de ativar
seu imaginário e seu conhecimento de mundo.
C
provocar efeito físico no ator, o que lhe confere
a certeza de que seu corpo foi trabalhado
adequadamente para a produção da cena.
D
acionar no ator a atenção a múltiplas ações que
ocorrem concomitantemente, tornando-o mais
disponível para a atuação em cena.
E
determinar uma única leitura da ação proposta,
explicitando qual entendimento o espectador deve
ter da cena.
Gabarito comentado
Isabel VegaMestra em Letras na UFRJ, Coordenadora e Professora Aposentada de Português do Colégio Pedro II-RJ