Questão 18936f73-bf
Prova:ENEM 2012
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Figuras de Linguagem

imagem-retificada-questao-140.jpg

Na construção de textos literários, os autores recorrem com frequência a expressões metafóricas. Ao empregar o enunciado metafórico “Muito peixe foi embrulhado pelas folhas de jornal”, pretendeu-se estabelecer, entre os dois fragmentos do texto em questão, uma relação semântica de

A
causalidade, segundo a qual se relacionam as partes de um texto, em que uma contém a causa e a outra, a consequência.
B
temporalidade, segundo a qual se articulam as partes de um texto, situando no tempo o que é relatado nas partes em questão.
C
condicionalidade, segundo a qual se combinam duas partes de um texto, em que uma resulta ou depende de circunstâncias apresentadas na outra.
D
adversidade, segundo a qual se articulam duas partes de um texto em que uma apresenta uma orientação argumentativa distinta e oposta à outra.
E
finalidade, segundo a qual se articulam duas partes de um texto em que uma apresenta o meio, por exemplo, para uma ação e a outra, o desfecho da mesma.

Gabarito comentado

Verônica FerreiraProfessora de Português
O uso de figuras de linguagem é recorrente nas provas do Enem. Uma das mais comuns é a metáfora, caracterizada como uma comparação implícita entre dois seres. A comparação é complexa, de maneira que ambos os elementos se fundem, a ponto de um ser o outro. Não é diferente na frase “Muito peixe foi embrulhado pelas folhas de jornal”. A oração tem sentido metafórico porque, em relação ao primeiro fragmento, estabelece uma relação entre o jornal (local de trabalho) com o jornal (papel impresso). Sabemos que o jornal tem vida perecível, ou seja, dura apenas um dia, pois suas notícias tornam-se obsoletas vinte e quatro horas depois. E o que acontece quando o jornal perde sua validade? Ele se torna qualquer outra coisa, até mesmo embrulho para peixe. O fato de ser um jornal, e depois um embrulho, mostra uma passagem de tempo, uma relação temporal entre a real função e a função adquirida. A partir da metáfora, o autor apresenta uma passagem de tempo para introduzir um novo momento, mais atual que o primeiro fragmento, logicamente. Desta forma, a metáfora estabelece uma relação semântica de tempo entre os dois fragmentos, o que leva à resposta correta, letra B.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo