No final da década de 1960, setores da sociedade norte-americana foram
às ruas questionar e denunciar hábitos de um país racista e consumista,
possuído pela paranóia anticomunista da Guerra Fria. Analise as
proposições abaixo:
I - O “Movimento da Contracultura” ditava formas de uma vida
alternativa adotada pelos jovens. Mas, por ser hedonista, defendia
o não envolvimento nas lutas pelos direitos civis e contra a Guerra
do Vietnã.
II - O “Movimento por Direitos Civis”, liderado por ativistas como
Martin Luther King e Malcom X, lutava pelo reconhecimento de
direitos e oportunidades, conseguindo que leis contra a
discriminação no emprego, nos serviços públicos e nas eleições
fossem aprovadas.
III - A “Nova Esquerda” norte-americana criticava idéias elitistas e a
participação dos EUA na Guerra do Vietnã, lutava pelos direitos
dos estudantes universitários, além de dar total apoio às
reivindicações dos negros.
IV - Mesmo representando a radicalização do movimento negro, os
“Panteras Negras” se organizaram tão-somente em torno da adoção das tradições africanas e para dar suporte aos atletas negros que
participariam das Olimpíadas do México.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) proposição(ões):
Gabarito comentado
Sobre a sociedade estadunidense durante a década de 1960, vamos definir se as afirmativas são corretas ou incorretas:
I. Incorreta - O "Movimento da Contracultura" realmente propunha formas alternativas de vida, rejeitando os valores tradicionais da sociedade norte-americana, como o consumismo, o conformismo e o militarismo. Esse movimento era amplamente associado a jovens que defendiam estilos de vida hedonistas, experimentação com drogas, liberdade sexual e uma rejeição às normas conservadoras. Contudo, é incorreto dizer que a contracultura não se envolvia nas lutas pelos direitos civis ou contra a Guerra do Vietnã. Muitos dos jovens envolvidos na contracultura também participaram de protestos contra a Guerra do Vietnã e apoiaram os direitos civis.
II. Correta - O "Movimento por Direitos Civis" foi, de fato, liderado por figuras como Martin Luther King Jr. e Malcolm X, cada um com abordagens diferentes, mas ambos comprometidos com a luta contra a segregação racial e pela igualdade de direitos para os afro-americanos. O movimento conseguiu importantes conquistas legislativas, como o Civil Rights Act de 1964 e o Voting Rights Act de 1965, que proibiram a discriminação no emprego, nos serviços públicos e nas eleições.
III. Correta - A "Nova Esquerda" norte-americana, representada principalmente por estudantes e intelectuais, se posicionou contra o que considerava ser o imperialismo dos Estados Unidos, especialmente em relação à Guerra do Vietnã. Esse movimento criticava o sistema político e econômico do país, que considerava elitista e excludente, e lutava por maior participação dos estudantes universitários na vida política. A Nova Esquerda também apoiou as lutas pelos direitos civis dos negros e outras minorias.
IV. Incorreta - Os "Panteras Negras" foram um grupo revolucionário que emergiu na segunda metade da década de 1960, e embora fizessem referência à herança africana em sua identidade, seu foco principal era a luta contra a brutalidade policial e pela defesa dos direitos dos afro-americanos. Eles também organizavam programas comunitários para auxiliar as comunidades negras, como distribuição de alimentos e atendimento médico. Essa afirmativa, ao propor que o grupo se organizou "tão-somente" para adotar tradições africanas e apoiar atletas, é incorreta, pois subestima o alcance político e social dos Panteras Negras.
Gabarito – Letra A
Referência:
Platt, David. Contracultura. Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 2018.