Questão 1730e08d-df
Prova:UEPB 2009
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil, Era Vargas – 1930-1954

Como outras ditaduras contemporâneas, o Estado Novo varguista também tinha seu instrumento de difusão ideológica. O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) impunha estrito controle sobre a vida cultural e a imprensa do país. Assinale a única alternativa INCORRETA.

A
Para criar o DIP, Vargas se inspirou no Ministério da Propaganda Alemã, que desde 1933 colocava os meios de comunicação de massa a serviço do governo nazista.
B
A função primordial do DIP era expor o projeto cultural, social, político e ideológico do regime. Era uma espécie de porta-voz do governo, que defendia as idéias consideradas estratégicas, a exemplo do projeto de ocupação da região central do Brasil.
C
O DIP propagava uma imagem positiva de uma nova ordem e para isso exigia a completa subordinação dos meios de comunicação – jornais, revistas, cinema e o rádio.
D
Mesmo preservando os interesses ideológicos do Estado, o DIP tratava o rádio como serviço de utilidade pública e dava às emissoras uma relativa liberdade, livrando-as de restrições e controles a que outros meios de comunicação precisavam submeter-se.
E
O DIP pautava sua atuação pela Constituição de 1937, exercendo censura prévia à imprensa, teatro, cinema e rádio para manter a ordem e a segurança pública.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo