Questão 15aaa3b6-bf
Prova:ENEM 2012
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

imagem-retificada-questao-139.jpg

No conto, o autor retrata criticamente a habilidade do personagem no manejo de discursos diferentes segundo a posição do interlocutor na sociedade. A crítica à conduta do personagem está centrada

A
na imagem do títere ou fantoche em que o personagem acaba por se transformar, acreditando dominar os jogos de poder na linguagem.
B
na alusão à falta de articulações e reflexos do personagem, dando a entender que ele não possui o manejo dos jogos discursivos em todas as situações.
C
no comentário, feito em tom de censura pelo autor, sobre as frases obscenas que o personagem emite em determinados ambientes sociais.
D
nas expressões que mostram tons opostos nos discursos empregados aleatoriamente pelo personagem em conversas com interlocutores variados.
E
no falso elogio à originalidade atribuída a esse personagem, responsável por seu sucesso no aprendizado das regras de linguagem da sociedade.

Gabarito comentado

Verônica FerreiraProfessora de Português
Em algumas questões do Enem, o enunciado pede a resposta do aluno com base, apenas, em um pequeno trecho do fragmento exposto. O enunciado foca no comportamento do personagem, e o autor o critica por isso. Se o aluno observar bem, o personagem se molda de acordo com a circunstância que se encontra, ora como subordinado, ora como superior, sempre com o intuito de garantir algum lucro diante da atitude tomada. Ao criar diversos títeres, ele mesmo se tornou títere de si mesmo, ao adaptar sempre o discurso de acordo com a conveniência. A parte inicial do texto explicita bem este comportamento do personagem. A crítica está no fato do personagem perder a própria identidade, sempre se moldando de acordo com o momento, de maneira que não garante mais a própria personalidade, envolvido no papel de fantoche que criou e assumiu. A partir dessa análise, a alternativa correta é a letra A. A letra B está incorreta por ser o contrário exposto no texto. A letra C está incorreta porque o autor critica o comportamento do personagem em todas as circunstâncias, e não foca apenas em um ato. A letra D está incorreta porque os tons opostos são usados para demonstrar a adaptação do personagem nos diferentes momentos em que maneja os próprios discursos. Por fim, a letra E está incorreta por que não há atribuição de originalidade ao personagem, assim como o autor não considera sucesso a adoção dos discursos empregados pelo mesmo, o que justifica a crítica empregada no texto. 

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo