Analise a imagem e o trecho abaixo:
Tradução:
Escrito na porta: “Conselho de Direitos Humanos da ONU".
- Vou embora! Tenho coisas mais importantes para fazer!
Escrito na gaiola: “Crianças imigrantes”.
"Se no Natal passado eu afirmasse que o principal candidato a presidente do país mais poderoso do mundo tivesse dito, abertamente, que concordava com a venda de armas, com campos de concentração, com proibições
extrajudiciais e com direitos de sangue, a menos que você fosse um sócio atuante da Internacional dos Teóricos da
Conspiração, você provavelmente teria dado uma gargalhada na minha cara. E, no entanto, aqui estamos nós, precisamente nesta realidade. E não se trata apenas de Donald Trump. [...] Como todo momento decisivo, é um teste, que avalia o melhor de nós: se as sociedades civilizadas podem, de fato, continuar civilizadas, no sentido mais essencial dessa expressão – ou se corremos o risco de mergulhar, outra vez, em uma era de extremismos, guerra
mundial e genocídio. Isso lhe parece um exagero? Então, torne a ler o primeiro parágrafo deste ensaio e pergunte a si próprio se esperava que um possível presidente norte-americano defendesse campos de concentração… apenas um ano atrás."
(HAQUE, Umair. Observatório de Imprensa. Disponível em: <https://bit.ly/1QCp7VP>. Acesso em: 10 out. 2018.)
Sobre os extremismos e sua relação com a produção de sujeitos desterritorializados na atualidade,
é CORRETO afirmar que:
Analise a imagem e o trecho abaixo:
Tradução: Escrito na porta: “Conselho de Direitos Humanos da ONU".
- Vou embora! Tenho coisas mais importantes para fazer!
Escrito na gaiola: “Crianças imigrantes”.
"Se no Natal passado eu afirmasse que o principal candidato a presidente do país mais poderoso do mundo tivesse dito, abertamente, que concordava com a venda de armas, com campos de concentração, com proibições extrajudiciais e com direitos de sangue, a menos que você fosse um sócio atuante da Internacional dos Teóricos da Conspiração, você provavelmente teria dado uma gargalhada na minha cara. E, no entanto, aqui estamos nós, precisamente nesta realidade. E não se trata apenas de Donald Trump. [...] Como todo momento decisivo, é um teste, que avalia o melhor de nós: se as sociedades civilizadas podem, de fato, continuar civilizadas, no sentido mais essencial dessa expressão – ou se corremos o risco de mergulhar, outra vez, em uma era de extremismos, guerra mundial e genocídio. Isso lhe parece um exagero? Então, torne a ler o primeiro parágrafo deste ensaio e pergunte a si próprio se esperava que um possível presidente norte-americano defendesse campos de concentração… apenas um ano atrás."
(HAQUE, Umair. Observatório de Imprensa. Disponível em: <https://bit.ly/1QCp7VP>. Acesso em: 10 out. 2018.)
Sobre os extremismos e sua relação com a produção de sujeitos desterritorializados na atualidade,
é CORRETO afirmar que:
Gabarito comentado
A relação entre extremismos e a produção de sujeitos desterritorializados é um tema complexo e relevante atualmente. A xenofobia, o isolacionismo e a intolerância têm influenciado diretamente a situação dos imigrantes e refugiados ao redor do mundo, criando cenários de vulnerabilidade e exclusão. Nesse contexto, é essencial refletir sobre as políticas adotadas pelos governos e o papel da comunidade internacional na proteção dos direitos humanos e na promoção de sociedades mais justas e igualitárias.
Diagnóstico das alternativas:
A) Incorreta: A construção de muros em fronteiras não é uma ação única no mundo, sendo adotada por diversos países em diferentes contextos.
B) Incorreta: Não há dados que comprovem que a popularidade do governo Trump seja maior em países de língua hispânica, e a imigração não se explica apenas pela popularidade de um governo.
C) Incorreta: A União Europeia também enfrenta desafios em relação à questão dos refugiados e migrantes, não estando isenta de críticas em suas políticas de acolhimento.
D) Incorreta: A política de imigração dos EUA durante a gestão Trump foi marcada por medidas restritivas e polêmicas, distantes dos princípios dos direitos humanos.
E) Correta: A política de tolerância zero do governo Trump em relação à imigração gerou críticas e constrangimentos diplomáticos, incluindo junto às Nações Unidas.
A questão abordou de forma crítica a relação entre extremismos e a produção de sujeitos desterritorializados, destacando a importância de refletir sobre as políticas adotadas pelos governos e seus impactos na sociedade. A resposta correta apontada foi a alternativa E, que ressalta os efeitos da política de imigração do governo Trump na criação de isolacionismo e constrangimentos diplomáticos.
Resposta: E
Gabarito do Professor: E
Referências bibliográficas:
HAQUE, Umair. Observatório de Imprensa. Disponível em: <https://bit.ly/1QCp7VP>. Acesso em: 11 de mar. 2024.
UNITED NATIONS. Universal Declaration of Human Rights. Disponível em: <https://www.un.org/en/universal-declaration-human-rights/>. Acesso em: 11 de mar. 2024.