Questão 12f882ae-ec
Prova:CÁSPER LÍBERO 2010
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Leia as passagens seguintes de Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antonio de Almeida, e responda à questão abaixo:


“A comadre (...) achava melhor metê-lo na Conceição1 a aprender um ofício”.
(...)
“Esta ideia do côvado e meio fez brecha no espírito do Leonardo: ser soldado era naquele tempo, e ainda hoje talvez, a pior coisa que podia suceder a um homem.
(...)
Entretanto o zelo da comadre pôs-se em atividade, e poucos dias depois entrou ela muito contente, e veio participar ao Leonardo que lhe tinha achado um excelente arranjo (...); era o arranjo de servidor na ucharia2 real. (...) Empregado da casa real?! oh! Isso não era coisa que se recusasse (...) A proposta da comadre foi aceita sem uma só reflexão contra, de parte de quem quer que fosse.”


A respeito do “tempo do rei” (1808-1821), período em que se passa a narrativa, é correto afirmar que:

A
A presença da corte portuguesa na cidade do Rio de Janeiro reduziu o número de ocupações nos serviços urbanos e no funcionalismo público para os brasileiros, devido à chegada de grande número de funcionários portugueses.
B
Foram abertos os portos para o comércio com as nações amigas, rompendo-se o pacto colonial, e tornou-se legal o estabelecimento de manufaturas no país.
C
Fundou-se o primeiro banco brasileiro e inauguraram-se o primeiro museu e a primeira bolsa de valores do país.
D
Proibiu-se o tráfico de escravos e estabeleceram-se restrições legais àqueles que se utilizassem de castigos físicos para discipliná-los.
E
O ingresso no exército, com funções de baixa patente, era geralmente considerado pelo homem livre despossuído uma das mais promissoras profissões.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo