Questão 11d6347d-6a
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Com base na leitura dos Textos 7, 8, 9 e 10 e considerando as características da prosa de
Machado de Assis, assinale a alternativa CORRETA.
Com base na leitura dos Textos 7, 8, 9 e 10 e considerando as características da prosa de
Machado de Assis, assinale a alternativa CORRETA.
Texto 7
XVII – DO TRAPÉZIO E OUTRAS COISAS
[...]
"... Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos. Meu pai, logo
que teve aragem dos onze contos, sobressaltou-se deveras; achou que o caso excedia as raias de um
capricho juvenil. [...]"
ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Ática, 1997. p. 44. Excertos.
Texto 8
XXVII – VIRGÍLIA?
"Virgília? Mas então era a mesma senhora que alguns anos depois...? A mesma; era justamente a
senhora que em 1869 devia assistir aos meus últimos dias, e que antes, muito antes, teve larga parte
nas minhas mais íntimas sensações. Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos;
era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já
lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o
autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe
maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza,
cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos
da criação. Era isto Virgília, e era clara, muito clara, faceira, ignorante, pueril, cheia de uns ímpetos
misteriosos; muita preguiça e alguma devoção, — devoção, ou talvez medo; creio que medo. [...]"
ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Ática, 1997. p. 59. Excertos.
Texto 9
Texto 10
"Tinha-me lembrado a definição que José
Dias dera deles, 'olhos de cigana oblíqua e
dissimulada.‘ Eu não sabia o que era oblíqua,
mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam
chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar.
Só me perguntava o que era, se nunca os vira,
eu nada achei extraordinário; a cor e a doçura
eram minhas conhecidas. A demora da
contemplação creio que lhe deu outra ideia do
meu intento; imaginou que era um pretexto para
mirá-los mais de perto, com os meus olhos
longos, constantes, enfiados neles, e a isto
atribuo que entrassem a ficar crescidos,
crescidos e sombrios, com tal expressão que...
[...]
E bem, qualquer que seja a solução, uma
coisa fica e é a suma das sumas, ou o resto dos
restos, a saber, que a minha primeira amiga e o
meu maior amigo, tão extremosos ambos e tão
queridos também, quis o destino que
acabassem juntando-se e enganando-me... [...]"
ASSIS, Machado de. D. Casmurro. São Paulo: Saraiva, 2009. p.
67; p. 232-233. Excertos.
Texto 7
XVII – DO TRAPÉZIO E OUTRAS COISAS
[...]
"... Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos. Meu pai, logo que teve aragem dos onze contos, sobressaltou-se deveras; achou que o caso excedia as raias de um capricho juvenil. [...]"
ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Ática, 1997. p. 44. Excertos.
Texto 8
XXVII – VIRGÍLIA?
"Virgília? Mas então era a mesma senhora que alguns anos depois...? A mesma; era justamente a
senhora que em 1869 devia assistir aos meus últimos dias, e que antes, muito antes, teve larga parte
nas minhas mais íntimas sensações. Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos;
era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já
lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o
autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe
maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza,
cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos
da criação. Era isto Virgília, e era clara, muito clara, faceira, ignorante, pueril, cheia de uns ímpetos
misteriosos; muita preguiça e alguma devoção, — devoção, ou talvez medo; creio que medo. [...]"
ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Ática, 1997. p. 59. Excertos.
Texto 9
Texto 10
"Tinha-me lembrado a definição que José
Dias dera deles, 'olhos de cigana oblíqua e
dissimulada.‘ Eu não sabia o que era oblíqua,
mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam
chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar.
Só me perguntava o que era, se nunca os vira,
eu nada achei extraordinário; a cor e a doçura
eram minhas conhecidas. A demora da
contemplação creio que lhe deu outra ideia do
meu intento; imaginou que era um pretexto para
mirá-los mais de perto, com os meus olhos
longos, constantes, enfiados neles, e a isto
atribuo que entrassem a ficar crescidos,
crescidos e sombrios, com tal expressão que...
[...]
E bem, qualquer que seja a solução, uma
coisa fica e é a suma das sumas, ou o resto dos
restos, a saber, que a minha primeira amiga e o
meu maior amigo, tão extremosos ambos e tão
queridos também, quis o destino que
acabassem juntando-se e enganando-me... [...]"
ASSIS, Machado de. D. Casmurro. São Paulo: Saraiva, 2009. p.
67; p. 232-233. Excertos.
A
Machado de Assis destacou-se na prosa do Realismo brasileiro, com narrativas de cunho
psicológico, caracterizadas por uma visão própria do Determinismo, corrente que destaca as
personagens como representações coletivas em conflito com os padrões sociais vigentes.
B
Os Textos 9 e 10 apresentam conexões dialógicas sobre a "traição amorosa", temática da obra "D. Casmurro". Neste romance, fica clara a ideia de que Capitu é uma mulher dissimulada e
engana seu marido, Bentinho, tramando com José Dias, personagens representadas, de modo
caricatural, na charge.
C
Virgília é descrita, no Texto 8, conforme os padrões do Realismo ("Era isto Virgília, e era clara,
muito clara, faceira, ignorante, pueril, cheia de uns ímpetos misteriosos; muita preguiça e alguma
devoção, — devoção, ou talvez medo; creio que medo"). O narrador elabora a crítica aos padrões
estéticos do Romantismo ("isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os
olhos às sardas e espinhas").
D
O Texto 7 mostra a visão do narrador onisciente sobre Marcela, personagem feminina que
representava a elite da burguesia carioca e acompanhou toda a trajetória de Brás Cubas, da
adolescência à morte.
E
A obra de Machado de Assis pode ser classificada em duas fases: romântica e realista/naturalista.
As personagens femininas apresentadas nos Textos 7 e 8 são exemplos da fase
realista/naturalista da prosa machadiana, ao passo que Capitu (Texto 10), com seus “olhos de
cigana oblíqua e dissimulada", revela traços da fase romântica.