Questão 0e08da7b-99
Prova:USP 2019
Disciplina:Atualidades
Assunto:Política, Política Internacional

Documentos da Agência Central de Inteligência Americana (CIA) mostram que o Brasil quis liderar a Operação Condor e só não conseguiu porque enfrentou resistência dos outros países membros – Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia. (...) Os documentos da CIA fazem parte do Projeto de Desclassificação Argentina (The Dirty War, 1976‐1983), do governo americano, e incluem mais de 40 mil páginas. Duas dezenas delas fazem menções ao Brasil (...).
Marcelo Godoy, O Estado de São Paulo. Abril/2019.

A respeito da Operação Condor, é correto afirmar:

A
Ainda que tivesse um alvo comum de repressão política, ela não implicava o alinhamento automático dos regimes ditatoriais de cada país.
B
Ao encontrar resistência dos demais países que dela participavam, o Brasil passou a criticar publicamente suas ações.
C
Em vista da oposição norte‐americana à iniciativa, a cooperação entre os países membros não foi implantada.
D
O governo ditatorial paraguaio assumiu a posição de liderança no acordo firmado entre seus países fundadores.
E
Limitou‐se à troca de informações sobre os opositores políticos que buscaram exílio em cada um desses países.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
A Operação Condor foi uma aliança político militar internacional entre Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia e Brasil. Estes países possuíam em comum serem regimes políticos governados por militares. Foi criada com o objetivo de acabar com as estruturas de organizações revolucionárias opositoras de orientação comunista. 
Isto era feito com o compartilhamento de informações adquiridas pelos órgãos de inteligência de repressão e, assim, elaboravam ações conjuntas para reprimir e eliminar os opositores dos regimes. A Operação Condor começou na década de 70 e nos anos 80 teve seu fim com o inicio dos processos de redemocratização dos países participantes.
O candidato para responder esta questão precisa ter um conhecimento prévio sobre as ditaduras latino americanas e seus aparelhos de repressão. 
A) CORRETA – Os golpes militares aconteceram durante a segunda metade do século XX e possuíam como objetivo acabar com os grupos revolucionários comunistas. Os países que sofreram golpes militares conforme implementavam os seus regimes militares, a exemplo do Brasil, já construíam os aparelhos de repressão. Assim, os países que constituíam a Operação Condor cooperavam mutuamente entre si para acabar com as organizações revolucionárias de natureza comunista através do compartilhamento de informações dos sistemas de inteligência. 
B) INCORRETA – A Operação Condor consistia na cooperação entre os países pertencentes e tinha por objetivo o compartilhamento de informações sobre as organizações revolucionárias de orientação comunista e as ações de repressão política em cada país. 
C) INCORRETA - A Agência Central de Inteligência Norte Americana participava da Operação Condor fornecia informações e oferecia apoio direto e indireto aos países pertencentes. 
D) INCORRETA - A Operação Condor foi uma ação conjunta dos países pertencentes ao grupo e não existem evidências que comprovem que houvesse um país liderando os demais. 
E) INCORRETA - O objetivo central da Operação Condor era acabar com as organizações políticas revolucionárias de oposição. A troca de informações era um dos meios utilizados para que isso acontecesse. 
Gabarito do professor: Letra A.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo