Questão 0dff08f1-b5
Prova:
Disciplina:
Assunto:
A FIGURA 02 retrata, sob a perspectiva do pintor Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo, o martírio de
Tiradentes, enforcado em 21 de abril de 1792, em função de sua participação na chamada Inconfidência
Mineira. Sobre o assunto, leia as seguintes afirmações:
FIGURA 02
Fonte: MELO, Francisco Aurélio de Figueiredo e. Martírio de Tiradentes. Óleo sobre tela. Obra de 1893. Museu Histórico Nacional: Rio de Janeiro. Disponível em:<http://www.museuhistoriconacional.com.br/images/galeria26>. Acesso em: 04 de abr 2017.
I. A notória manifestação de vergonha e desgosto do carrasco negro na obra, foi propositalmente
retratada pelo pintor, de modo a exaltar uma das principais propostas dos inconfidentes, sobretudo
de Tiradentes, qual seja, a abolição da escravatura no final do século XVIII.
II. A pintura foi produzida em um momento histórico em que a memória de Tiradentes foi
oportunamente resgatada, de modo a atender aos interesses dos republicanos, ávidos por um herói
nacional que pudesse personificar o novo regime proclamado em 1889.
III. A associação do martírio de Tiradentes com o de Jesus, observado na pintura e comum no
período, contribuiu para a legitimação religiosa do regime republicano, sobretudo em relação ao
catolicismo, que foi elevado à condição de religião oficial do estado brasileiro a partir de 1889.
IV. Único a assumir responsabilidade no movimento republicano de caráter emancipacionista,
Joaquim José da Silva Xavier, vulgo Tiradentes, reconhecidamente o menos abastado dentre os
inconfidentes, também foi o único dentre eles a ser enforcado e esquartejado no Rio de Janeiro.
Estão CORRETAS:
A FIGURA 02 retrata, sob a perspectiva do pintor Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo, o martírio de
Tiradentes, enforcado em 21 de abril de 1792, em função de sua participação na chamada Inconfidência
Mineira. Sobre o assunto, leia as seguintes afirmações:
FIGURA 02
Fonte: MELO, Francisco Aurélio de Figueiredo e. Martírio de Tiradentes. Óleo sobre tela. Obra de 1893. Museu Histórico Nacional: Rio de Janeiro. Disponível em:<http://www.museuhistoriconacional.com.br/images/galeria26>. Acesso em: 04 de abr 2017.
I. A notória manifestação de vergonha e desgosto do carrasco negro na obra, foi propositalmente
retratada pelo pintor, de modo a exaltar uma das principais propostas dos inconfidentes, sobretudo
de Tiradentes, qual seja, a abolição da escravatura no final do século XVIII.
II. A pintura foi produzida em um momento histórico em que a memória de Tiradentes foi
oportunamente resgatada, de modo a atender aos interesses dos republicanos, ávidos por um herói
nacional que pudesse personificar o novo regime proclamado em 1889.
III. A associação do martírio de Tiradentes com o de Jesus, observado na pintura e comum no
período, contribuiu para a legitimação religiosa do regime republicano, sobretudo em relação ao
catolicismo, que foi elevado à condição de religião oficial do estado brasileiro a partir de 1889.
IV. Único a assumir responsabilidade no movimento republicano de caráter emancipacionista,
Joaquim José da Silva Xavier, vulgo Tiradentes, reconhecidamente o menos abastado dentre os
inconfidentes, também foi o único dentre eles a ser enforcado e esquartejado no Rio de Janeiro.
Estão CORRETAS:
A
I e II.
B
II e IV.
C
III e IV.
D
Todas.