Questão 0d1454ee-c1
Prova:ENEM 2010
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

Após a abdicação de D. Pedro I, o Brasil atravessou um período marcado por inúmeras crises: as diversas forças políticas lutavam pelo poder e as reivindicações populares eram por melhores condições de vida e pelo direito de participação na vida política do país. Os conflitos representavam também o protesto contra a centralização do governo. Nesse período, ocorreu também a expansão da cultura cafeeira e o surgimento do poderoso grupo dos “barões do café”, para o qual era fundamental a manutenção da escravidão e do tráfico negreiro.

O contexto do Período Regencial foi marcado

A
por revoltas populares que reclamavam a volta da monarquia.
B
por várias crises e pela submissão das forças políticas ao poder central.
C
pela luta entre os principais grupos políticos que reivindicavam melhores condições de vida.
D
pelo governo dos chamados regentes, que promoveram a ascensão social dos “barões do café” .
E
pela convulsão política e por novas realidades econômicas que exigiam o reforço de velhas realidades sociais.

Gabarito comentado

Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro
-> a letra A está incorreta. As revoltas populares ocorridas durante o período regencial tiveram diversas motivações. Por exemplo: a Cabanada defendia a restauração de D. Pedro I, mas a Farroupilha tinha como reivindicações a elevação da taxa de importação paga pelo charque platino; a redução dos impostos sobre o sal e de barreira sobre a circulação dos produtos rio-grandenses nas provinciais, entre outros. A Sabinada, por sua vez, defendia a adoção de efetivo federalismo, combatendo também o que chamavam de aristocratas (senhores de engenho do Recôncavo).

-> a letra B está incorreta, pois o período regencial permitiu a descentralização do poder. O ato adicional de 1934 completou uma série de reformas liberais realizadas na Regência Trina Permanente. Juntas, ajudaram a remover parcela significativa dos resíduos “absolutistas" do Estado Imperial, identificados à forte centralização política e administrativa. Se a descentralização operada foi um “paliativo contra a federação" não deixou de suscitar efeitos centrífugos, com a intensificação das disputas pelo poder entre facções provinciais e os conflitos entre as assembleias e o poder central.

-> a letra C está incorreta. O principais grupos políticos eram: os liberais moderados, os liberais exaltados e os caramurus. Cada grupo possuía um projeto político. Os moderados almejavam promover reformas político-institucionais para reduzir os poderes do imperador, conferir maiores prerrogativas à Câmara dos Deputados e autonomia ao Judiciário, instaurar uma liberdade moderada que não ameaçasse a ordem. Já os exaltados buscavam conjugar princípios liberais clássicos com ideais democráticos, pleiteavam profundas reformas como a instauração de uma república federativa, a extensão da cidadania política e civil a todos os segmentos livres da sociedade, o fim gradual da escravidão, relativa igualdade social e até uma espécie de reforma agrária. Por fim, os caramurus eram contrários a qualquer reforma na Constituição de 1824 e defendiam uma monarquia constitucional firmemente centralizada, em casos excepcionais chegando a nutrir anseios restauradores.

-> a letra D está incorreta, pois os barões de café irão surgir no Segundo Reinado.

-> a letra E está correta. O período regencial é considerado a fase mais conturbada da história do Brasil, caracterizada como uma época anárquica e anômala. Na área econômica, tem início o desenvolvimento do cultivo de café, e junto com ele, a nova elite cafeeira irá pressionar o Estado pela manutenção dos seus interesses, como é o caso da escravidão.


Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo