A passagem do primeiro para o segundo
parágrafo é responsável por uma alteração brusca da
atenção do narrador sobre diferentes informações da
realidade, representadas respectivamente por:
TEXTO
Saraivada de balas, de instantes em instantes,
retumbam no interior da casa, ameaçando a diversão
da mãe de Bica e de Idago. Dona Esterlina levanta
irritada e muda de canal de televisão. Lá fora, balas e
balas, independente do desejo da mulher, executam
continuadamente a mesma e seca sonata. Uma
programação mais amena vai entorpecendo os
sentidos da mulher.
O que mais gosto na televisão é de novela. Acho a
maior bobeira futebol, política, carnaval e show.
Bobagem também reportagem, campanha contra a
fome, contra o verde, contra a vida, contra-contra.
Contra e não. Contra-mão. Ando sentindo dores nas
pernas. Também! “Lata d'água na cabeça, lá vai
Maria”. Sobe o morro, desce o morro e não se cansa
dessa dança.
EVARISTO, Conceição. Olhos D’ Água. Rio de Janeiro: Palias, 2016, p. 101
(Fragmento)
TEXTO
Saraivada de balas, de instantes em instantes, retumbam no interior da casa, ameaçando a diversão da mãe de Bica e de Idago. Dona Esterlina levanta irritada e muda de canal de televisão. Lá fora, balas e balas, independente do desejo da mulher, executam continuadamente a mesma e seca sonata. Uma programação mais amena vai entorpecendo os sentidos da mulher.
O que mais gosto na televisão é de novela. Acho a maior bobeira futebol, política, carnaval e show. Bobagem também reportagem, campanha contra a fome, contra o verde, contra a vida, contra-contra. Contra e não. Contra-mão. Ando sentindo dores nas pernas. Também! “Lata d'água na cabeça, lá vai Maria”. Sobe o morro, desce o morro e não se cansa dessa dança.
EVARISTO, Conceição. Olhos D’ Água. Rio de Janeiro: Palias, 2016, p. 101 (Fragmento)