Questão 0a0d55ba-eb
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Assinale a opção que identifica corretamente o excerto crítico relacionado a Minha vida de
menina, de Helena Morley:
Assinale a opção que identifica corretamente o excerto crítico relacionado a Minha vida de
menina, de Helena Morley:
A
“Para expor o painel amplo, diacrônico, das significações imaginárias que configuram
as formas da identidade brasileira, a obra tem que enfrentar as separações radicais que
existem na sociedade. Essa pode ser uma razão para que tenham sido abandonados a
estruturação fragmentária, mais descritiva, e o veio paródico das primeiras páginas”.
(Eneida Leal Cunha).
B
“Há um verdadeiro acontecimento cultural e estético na união entre prosa clara, objetiva,
de recorte raciocinante, orientada pelo interesse pessoal, e, de outro lado, a religiosidade
tradicional, as imensas parentelas, as classes sociais excluídas da propriedade, a massa de
bens que só ocasionalmente têm forma mercantil”. (Roberto Schwarz).
C
“A obra é a que trabalha mais extensiva e conscientemente com as complexas interconexões
entre ficção e história. Descartando deliberadamente a linearidade preferida por
historiadores e romancistas realistas, a autora constrói uma série de subenredos que
pontuam a intersecção entre as histórias pessoais e familiares de dezenas de personagens
de diversas classes e origens sociais”. (Luiz Fernando Valente).
D
“O leitor, no entanto – quando aprende a lidar com os obstáculos naturais que a obra lhe
coloca, alerta para não se atordoar pela vertiginosa sucessão de assuntos, para não perder,
neste ir e vir cronológico, a coerência evolutiva da trama principal – é recompensado com
protagonistas nos quais psicologia individual e fundo mítico atingem uma combinação
poderosa”. (Rodrigo Lacerda).
E
“Só assim harmonizaremos os dois aspectos de sua obra: a da crítica e cronista, sempre
atenta aos valores reais da literatura, no plano da erudição e da crítica, e a da romancista
que construiu um livro de indiscutível unidade e que individualizou a sua presença na
evolução do romance de língua portuguesa”. (Josué Montello).