Questão 0a0957ba-eb
Prova:CÁSPER LÍBERO 2019
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Assinale a opção que está em desacordo com a estrutura narrativa de “A hora e vez de Augusto Matraga”, que integra o volume Sagarana, de João Guimarães Rosa (Todas as definições são da crítica literária Walnice Nogueira Galvão):

A
“O protagonista também vive em trios. Compõe um primeiro trio com as duas prostitutas na praça, outro com a mulher e a filha. Mais um com o casal de pretos que o socorre, com quem passa a viver e que se tornam seus novos pais; ainda outro com seu Joãozinho BemBem e o velho, entre os quais se interpõe”.
B
“Em todo o caso, importa assinalar que o nome próprio Matraga desaparece imperceptivelmente do texto, que narra a história maravilhosa de um homem ‘histórico’ palmilhando a difícil senda da santidade, só atingida no momento da morte: e até então ele não era Matraga”.
C
“De certo modo já presente em sua formação como opostos em tensão, identificados com um princípio masculino (o pai violento, reproduzido) e um princípio feminino (a avó que o criara, religiosa e rezadeira, desejando fazer do neto um padre), é a ferração que vai iniciar o penoso caminho da decifração da marca e do destino.
D
“Ao contar os episódios da luta, o autor não poupa louvores às habilidades guerreiras dos jagunços, à sua bravura indomável, a sua dignidade na desgraça (...) Os óculos do direito codificado em normas de conduta refratam a realidade do jagunço, esse vivente tão inútil quanto utilizado”.
E
“O protagonista atravessa minuciosamente todo o processo da santidade, mas os esforços para ser asceta contrariam sua índole. Ele é um guerreiro, e é como guerreiro que irá se tornar santo”.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo