Assinale a opção que identifica corretamente a forma narrativa de Sagarana, de João
Guimarães Rosa (Todas as definições são do crítico literário Luiz Costa Lima):
Gabarito comentado
Tema central: O foco da questão é interpretação de texto, especialmente a identificação correta da definição da forma narrativa de Sagarana, de João Guimarães Rosa, tendo como base a análise crítica do leitor e a relação com as características do texto literário.
Justificativa para a alternativa correta (B):
A alternativa B afirma que “O anedótico sobre o qual assenta a narrativa é seguido com uma fidelidade constante. O seu conjunto é realmente um conjunto de contos.”. Essa definição é correta porque reconhece duas marcas essenciais de Sagarana: a presença constante do anedótico (elementos do cotidiano, casos, causos e pequenas histórias regionais) e a estrutura do livro como conjunto de contos.
Ao interpretar corretamente, você deve analisar palavras-chave como “fidelidade constante”, indicando manutenção de uma tradição narrativa bem definida, e “conjunto de contos”, que expressa de forma objetiva o tipo de estrutura literária de Sagarana.
Como ensina Celso Cunha & Lindley Cintra (Nova Gramática do Português Contemporâneo), identificar o núcleo semântico e a relação de coesão é o caminho mais seguro para a resposta correta em questões de interpretação.
Análise das alternativas incorretas:
- A: “Libertação completa do anedótico” contraria a essência da obra, que se ancora justamente nessas pequenas histórias regionais.
- C: Foca na “afirmação em linha reta” e no “ritmo cumulativo verbal”, conceitos que se distanciam da principal característica formal da obra.
- D: Descreve o estilo expressionista (uso de “pincelada solta, irregular”), o que não se aplica diretamente à estrutura narrativa dos contos de Sagarana.
- E: Ao dizer que “a palavra caminha solta”, sugere uma liberdade extrema que não caracteriza a coesão e o foco dos contos do livro.
Estratégia para questões semelhantes:
Sempre observe palavras-chave e as ideias centrais nos enunciados e alternativas. Busque correspondência exata entre descrição e obra. Atenção a generalizações e termos que indicam negação ou ruptura, pois podem ser pegadinhas.
Conforme Evanildo Bechara, a boa interpretação exige a identificação do sentido global e dos elementos de coesão.
Resumo: A alternativa B é a única que corretamente descreve, de modo fiel e preciso, a forma narrativa de Sagarana.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






