Questão 0a01013d-eb
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Assinale a opção que identifica corretamente o excerto crítico relacionado a Sagarana, de
João Guimarães Rosa:
Assinale a opção que identifica corretamente o excerto crítico relacionado a Sagarana, de
João Guimarães Rosa:
A
“A obra se caracteriza pela paixão de contar. O autor chega à condescendência excessiva
para com ela, a ponto de quebrar a espinha das suas histórias a fim de dar relevo a narrativas
secundárias, terciárias, cujo conjunto resulta mais importante do que a narrativa central.
(...). Todos os meios e até a ampliação retórica são bons, desde que nos arrebatem da
vida, transportando-nos para a vida mais intensa da arte”. (Antonio Candido).
B
“Estonteado pela multiplicidade dos temas, a polifonia dos tons, o formigar dos caracteres,
o fervilhar de motivos, o leitor naturalmente há de, no fim do volume, tentar uma
classificação das narrativas. É provável que a ordem alfabética de sua colocação dentro do
livro seja apenas um despistamento e que a sucessão delas obedeça a intenções ocultas”.
(Paulo Rónai).
C
“O internado pode ser o espaço onde o mal campeia; de tanto viver nesse espaço,
aceitando as regras do jogo, e de um jogo tremendo que leva à morte e à danação, o
sujeito como que transporta o espaço exterior para dentro de si. (...) Esse subconjunto
de imagens (...) aparecem em historietas avulsas ao enredo, aparecem sob a forma de
ideias gerais como o ditado e o adágio, aparecem na história de vida de personagens
secundários, aparecem nos incidentes que compõem a trama do enredo, seja em discurso
direto, seja em falar figurado”. (Walnice Nogueira Galvão).
D
“Se há necessidade de classificação literária para a obra, não há dúvida de que se trata
de uma epopeia. (...) A intercalação de episódios convergentes com a ação principal, mas
de função adjuntiva, podendo adquirir independência formal, aparece frequentemente”.
(Manuel Cavalcanti Proença).
E
“A obra constitui, a nosso ver, a experiência estrutural mais arrojada de João Guimarães
Rosa. O aspecto caótico daquelas páginas sugere imediatamente uma aproximação com
James Joyce. (...) mas no caso presente, a descontinuidade narrativa é apenas aparente,
não estando a serviço daquele propósito de simultaneidade tão indiscutível em Ulisses”.
(Rui Mourão).