Questão 09f6d977-eb
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Assinale a opção que identifica corretamente o excerto crítico relacionado a Quincas Borba,
de Machado de Assis:
Assinale a opção que identifica corretamente o excerto crítico relacionado a Quincas Borba,
de Machado de Assis:
A
“Os homens retratados por Machado de Assis em sua ficção são filhos de mulheres, não
de homens – muitas vezes ausentes. Tem sido notado que as mulheres de Machado de
Assis são, com frequência, mais bem retratadas e constituem personagens maiores que
os homens em suas obras. Em outras palavras, o romance forma um “panegírico de santa
Mônica” das mulheres brasileiras, e de todas as mulheres”. (Helen Caldwell).
B
“Após a revelação da estrutura mítica, poder-se-ia afirmar que nesse rumo é que foi
dirigido o “pensamento interior e único” de que trata o prólogo do romance? (...) Não
há como dissociar qualquer dessas duas direções do núcleo interior do pensamento do
romancista, notando-se que ambas contribuíram para assegurar ao romance um cunho
universal, fazendo-o, por outro lado, transcender as naturais e inevitáveis limitações do
tempo histórico”. (Eugênio Gomes).
C
“O tom do romance, em sua gratuidade, logo postula um ambiente de aceitação
irresponsável e ironia solta, um és não és de farsa metafísica. O leitor não pode levar
a sério o tom do suposto autor e logo de saída vê-se na contingência de engatilhar um
sorriso divertido ou meio forçado, conforme entram a reagir os seus nervos”. (Augusto
Meyer).
D
“O romance aqui é um simples acidente. O que é fundamental e orgânico é a descrição
dos costumes, a filosofia social que está implícita. (...) Com efeito, vemos de um lado o
ceticismo, perguntando se, atrás de um ato que desperta o entusiasmo e desafia a crítica
e a malevolência, não há motivos recônditos que o reduzem a proporções de um fato
qualquer banal. De outro, há a satisfação, o contentamento, que acha que tudo vai muito
bem, no melhor dos mundos imagináveis”. (Capistrano de Abreu).
E
“... é muito mais rico de vida e substância humana do que o romance anterior. É o mais
arejado dos seus livros, e o que apresenta a melhor dramatização. A atitude sarcástica e
falsa do livro anterior cede lugar a uma severa dramaticidade, que suporta a medida do
trágico. (...). A motivação psicológica da ação dos personagens é muito mais fina e sutil”.
(Barreto Filho).