A economia dos Estados Unidos, favorecida pelas
condições internacionais do pós-Primeira Guerra,
conheceu um período de forte expansão e euforia
nos anos 1920. Todavia, ao final dessa década, o país
seria um dos principais focos da crise mundial de 1929
e da Grande Depressão internacional dos anos 1930.
Um dos motivos dessa reversão de expectativas foi
Gabarito comentado
Resposta correta: D
Tema central: trata-se da origem e dos mecanismos que transformaram a euforia econômica dos anos 1920 nos Estados Unidos na crise de 1929 e na Grande Depressão. É preciso entender relações comerciais internacionais, políticas tarifárias e a exposição do setor agrícola norte‑americano ao mercado externo.
Resumo teórico (claro e progressivo): após a Primeira Guerra, os EUA cresceram rapidamente; porém, a economia agrícola entrou em superprodução, pressionando preços. Ao mesmo tempo, países europeus, reconstruindo suas economias, elevaram tarifas e adotaram políticas protecionistas e subsídios agrícolas para proteger produtores locais. A redução do comércio internacional diminuiu as exportações americanas de grãos, aprofundando a queda de preços no setor rural e reduzindo renda e demanda interna — efeitos que contribuíram para a quebra de confiança e recessão geral (ver Kindleberger, The World in Depression; Temin, The Causes of the Depression).
Por que a alternativa D é correta: o protecionismo europeu reduziu significativamente as compras de cereais e outros produtos agrícolas dos EUA. Isso agravou a crise do setor rural (uma grande parcela da economia americana na época), gerando queda de renda em áreas amplas e contração do consumo. A redução da demanda externa foi, portanto, um fator importante na reversão das expectativas e no desencadeamento da crise.
Análise das alternativas incorretas:
- A: Errada — o New Deal foi conjunto de medidas iniciadas por Roosevelt em 1933 para enfrentar a Depressão; portanto são respostas posteriores, não causa da crise de 1929.
- B: Errada — a Sociedade das Nações não determinou política antitruste global; seu papel não incluiu impor políticas econômicas desse tipo que causassem a crise.
- C: Errada — a descolonização afro‑asiática ocorreu majoritariamente após a Segunda Guerra Mundial (décadas de 1940–60), logo não explica a crise de 1929/30.
- E: Errada — nas décadas de 1920 os EUA eram credores líquidos frente à Europa (dívidas de guerra europeias com bancos e governo norte‑americanos); não houve crescimento de dívida americana com as potências que explique a reversão em 1929.
Estratégia para resolver questões assim: observe cronologia (o que ocorreu antes/ depois), identifique atores centrais (exportadores americanos, protecionismo europeu) e procure por anacronismos nas alternativas (p.ex. descolonização pós‑WWII). Questões de economia internacional exigem conectar política tarifária a fluxos de comércio e efeitos sobre demanda interna.
Fontes recomendadas: Charles P. Kindleberger, The World in Depression, 1929–1939; Peter Temin, The Causes of the Great Depression.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!





